27 de outubro de 2024

Candidatos à Prefeitura de Santa Maria trocam acusações e debatem temas como saúde e gestão pública

Participaram do debate, nesta sexta-feira (25), os candidatos Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB). Santa Maria: candidatos Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB)
Lizie Antonello/RBS TV
Os candidatos à Prefeitura de Santa Maria participaram, na noite desta sexta-feira (25), do último debate antes do segundo turno das Eleições 2024, promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 22h, foi mediado pelo jornalista Leo Saballa Jr. e também foi transmitido pelo g1.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
Participaram do programa os candidatos Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB).
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º e 3º blocos: perguntas com tema livre
2º e 4º blocos: perguntas com temas determinados
4º bloco: considerações finais
1º bloco
Assista ao 1º bloco do debate de candidatos a prefeito em Santa Maria
No primeiro bloco, cada candidato teve 10 minutos para se manifestar, administrando o tempo de preferência.
Quem começou foi o candidato Rodrigo Decimo (PSDB). O tema escolhido para o debate foi gestão. “O senhor é um dos maiores devedores do município, foi apontado por diversas irregularidades, deve mais de R$ 10 milhões à prefeitura. Como pretende ser o prefeito devendo tanto ao município?”, questionou.
Valdeci Oliveira (PT) disse que “em relação à dívida que eles falam o Rodrigo tem cometido um grave erro ao seguir cobrando alguém que não deve. Já entrei na justiça, já estou contestando essa dívida. É imoral, é injustiça. Todas as contas dos 8 anos que eu fui prefeito, todas foram aprovadas, todas inclusive pelos vereadores do partido do Rodrigo Decimo.”
Valdeci então questionou o adversário sobre as unidades de saúde que foram prometidas com turno estendido para a cidade. Rodrigo destaca que o munícipio passou por uma pandemia, e que o turno estendido foi implementado em várias unidades de saúde.
O assunto voltou a ser gestão da prefeitura, e logo voltou à saúde novamente, com questionamentos sobre projetos propostos e medidas implementadas.
2º bloco
Assista ao 2º bloco do debate de candidatos a prefeito em Santa Maria
No segundo bloco, ambos candidatos escolheram um tema entre os seis propostos pela RBS TV. Cada candidato teve 5 minutos para debater o assunto escolhido.
O primeiro tema escolhido foi saúde, pelo candidato Valdeci. Ele questionou o adversário sobre de onde virão os recursos para investimento em saúde. Rodrigo rebate sobre problemas da área na gestão de Valdeci.
“No seu governo as ambulâncias eram sucateadas. O que o senhor tem a dizer sobre os fracassos nesse sentido na sua gestão?”, disse o candidato do PSDB.
Valdeci questiona sobre os problemas atuais de saúde no município. “Avançamos bastante na área da saúde, mas não conseguimos resolver tudo. Nós vamos avançar e resolver”, disse Rodrigo.
O candidato Valdeci pergunta sobre o atendimento no Pronto Atendimento Infantil, que, segundo ele, está em condições ruins. “O senhor não faz nenhuma proposta, o senhor só critica quem fez, quem já foi governo 8 anos. Qual sua proposta concreta pra resolver o drama na saúde?”, questionou o candidato do PT.
“Nós estamos com propostas consistentes em todas as áreas. Nós vamos fazer o terceiro turno em mais unidades de saúde. Temos 8 regiões administrativas e vamos escolher”, destacou Rodrigo.
Candidato Rodrigo escolheu “Educação” como tema para a seguinte rodada.
Primeiro questionamento é sobre como o candidato Valdeci pretende garantir aos alunos a melhor média do IDEB. A resposta questiona sobre os uniformes nas escolas garantidos no último ano de governo do adversário.
“Porque o senhor garantiu o uniforme só no último ano do seu governo? Da mesma forma que eu não implementei porque a prefeitura estava falida”, questiona Valdeci.
“Nós fizemos no ano passado, nós estávamos construindo essa solução, tanto é que entregamos agora”, respondeu Rodrigo.
Valdeci questiona o adversário sobre o plano de carreira do magistério. “A nossa posição é a favor do plano de careira do município. Nós construímos 12 escolas, sendo elas 10 creches. Quais são seus planos pra esse âmbito?”, rebate o candidato do PSDB.
“Nós vamos manter. ampliando creches, melhorando aquilo que está e ampliando os serviços que não são prestados pelo atual governo”, destaca Valdeci.
3º bloco
Assista ao 3º bloco do debate de candidatos a prefeito em Santa Maria
No terceiro bloco, os candidatos voltaram a ter 10 minutos para se manifestarem sobre tema livre.
Os primeiros questionamentos foram sobre eventos culturais promovidos pela cidade, como a FEISMA. O candidato Valdeci questionou Rodrigo Decimo sobre o motivo de a FEISMA ter acabado no governo dele.
“Atravessamos a pandemia, motivo pelo qual não teve durante o início desses anos. Estamos fazendo adequações para que possamos retomar com essa importante feira”, disse.
Debate passa para desenvolvimento econômico e diálogo com empresários do distrito industrial.
Candidato Valdeci questiona sobre a situação das obras e pontes no interior de Santa Maria, que foram afetados pelas chuvas. “Por que tanta demora nessas obras tão importantes para as comunidades, que ainda estão ilhadas?.
Rodrigo responde que apenas parte da verba solicitada ao Governo Federal foi liberada, e que 29 obras estão em execução, outros 15 projetos estão em análise pela Defesa Civil Nacional.
Candidatos também debateram formas de incentivar e promover o turismo em Santa Maria.
4º bloco
No quarto e último bloco, os dois candidatos voltaram a discutir entre si um tema escolhido.
Os primeiros cinco minutos do bloco foram sobre “Finanças Públicas”, tema escolhido pelo candidato Rodrigo Decimo.
“A má gestão financeira, pública, é uma marca do PT, tanto que o senhor consegue ter uma dívida de R$ 10 milhões com o município. Na sua percepção, é coerente o senhor ser um dos maiores devedores e ainda querer comandar o município?”
“Eu não devo nada, nunca tirei um centavo de dinheiro público pro município. Porque injustiça eu não vou aceitar. Eu vou continuar governando com seriedade, esse é o meu jeito de governar”, respondeu Valdeci.
Candidatos falaram sobre desburocratização de processos. “Respeitando as instâncias e garantir que a FEISMA aconteça. Fazendo todas as obras do distrito industrial, discutindo com empresários, esse é o compromisso que eu tenho, que assumo e cumpro. Não faço só promessa” disse Valdeci.
Já Rodrigo destacou que o governo tem “investimentos anunciados, de empreendimentos em Santa Maria, nós avançamos muito na área de tecnologia.”
O seguinte tema escolhido, pelo candidato Valdeci, foi “Mobilidade Urbana”.
“Nós vamos fazer o que já fizemos, mais de 300 ruas, vamos avançar nos corredores de ônibus, está no nosso programa de governo”, destacou Valdeci.
“Na sua época as ruas eram intransitáveis”, disse Rodrigo. Candidatos debateram sobre resolução de problemas como os buracos nas ruas.
Neste bloco, o candidato Valdeci teve um direito de resposta concedido, de 1 minuto.
“É vergonhoso fazer um debate tão importante para essa cidade, onde meu adversário disse que fui condenado, eu não fui condenado, se tivesse sido não teria sido deputado, presidente da Assembleia. Não teria concorrido agora a deputado estadual em 2022, eu não estaria aqui concorrendo”, destacou.
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
O candidato Valdeci começou: “Estamos muito preparados, estamos prontos, fomos muito achincalhados, é muito grave o que nós temos ouvido do caminhão de som dessa cidade. Mas nós não vamos baixar a guada, não vamos entrar nessa. Sou um cara que pratico a solidariedade, que defendo a democracia, que respeito quem pensa diferente. Você que está indeciso, ou que não votou no primeiro turno, faça uma boa avaliação. Nós estamos discutindo o futuro de Santa Maria.”
“Eu friso sempre que é importante dizer que eu não sou um político de carreira, estou sim na política por um senso de missão, e nós nos sentimos capazes de fazer um jeito diferente de governar, uma forma diferente de poder entregar pra Santa Maria tudo aquilo que Santa Maria nos proporcionou. É aqui que tenho meus negócios, que tenho minha família, e quero ficar até os últimos dias da minha vida. E queremos trabalhar para que as gerações futuras tenham uma cidade melhor”, finalizou Rodrigo.
Esta reportagem está em atualização.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias