26 de dezembro de 2024

Candidatos à Prefeitura de SP apostam em padrinhos políticos e biografias no início das propagandas eleitorais na TV

Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta (30). Dos cinco principais candidatos, apenas um não terá tempo de TV, por falta de representante na Câmara dos Deputados. Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), , José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB).
FELIPE MARQUES/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO; RENATO GIZZI/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
As campanhas dos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo vão apostar em padrinhos políticos e biografias nas primeiras inserções que terão na TV aberta para as eleições deste ano.
O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta (30). Serão vinte minutos diários de propaganda, além das inserções ao longo do dia. Dos cinco principais candidatos, só Pablo Marçal (PRTB) não terá tempo de TV, já que a sigla não tem representante na Câmara dos Deputados.
Tempo de TV dos candidatos
Ricardo Nunes (MDB)
6 minutos e 30 segundos
Guilherme Boulos (PSOL)
2 minutos e 22 segundos
José Luiz Datena (PSDB)
35 segundos
Tabata Amaral (PSB)
30 segundos
A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) aposta no tempo de televisão para melhorar o desempenho do deputado na disputa, especialmente entre eleitores da periferia. A biografia de Boulos será o foco dos primeiros programas. O candidato já gravou com o presidente Lula, seu principal padrinho político, que também deve aparecer neste início de propaganda na TV.
Aliados comemoraram o crescimento de Boulos entre eleitores de Lula na última pesquisa Quaest (intenções de voto subiram de 36% para 44%) e a avaliação é de que os eventos com o presidente têm ajudado o candidato – no último sábado, estiveram juntos em um comício em São Paulo.
O maior tempo de TV será de Ricardo Nunes – mais de 6 minutos e 30 segundos diários no horário eleitoral, fora as inserções. A campanha conta com a exposição na televisão para melhorar o desempenho do prefeito e frear o avanço de Pablo Marçal (PRTB).
Nunes também conta com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas inserções, mas, segundo um integrante da campanha, eles ainda não conseguiram alinhar uma data para fazer gravações em São Paulo. Enquanto isso, devem ser exploradas imagens dos dois na convenção do MDB que oficializou a candidatura do atual prefeito à reeleição.
Nesta nova etapa, a campanha de José Luiz Datena (PSDB) quer explorar a atuação dele como apresentador e tornar a candidatura do jornalista mais conhecida entre os paulistanos – a avaliação é de que muitos moradores da capital ainda desconhecem essa informação. Segurança e Saúde devem ser os temas centrais das primeiras propagandas.
Apesar de sete pontos percentuais nas intenções de voto na Quaest, em comparação com a anterior, um aliado de Datena avalia que o candidato segue no páreo e que agora, de fato, começa a etapa mais profissional da disputa.
Já a campanha de Tabata Amaral (PSB) segue em busca de ampliar o conhecimento dos eleitores sobre a candidata. Nos últimos dias, ela tem apostado em vídeos nas redes sociais contra Marçal, os quais têm gerado muito engajamento. Aliados atribuem a essas gravações a melhora no desempenho dela na Quaest – oscilou de 6% para 8%.
Em suas primeiras propagandas televisivas, a candidata deve focar em sua biografia e realizações, também de olho no eleitorado da periferia.
Sobre a Quaest, um integrante da campanha de Marçal avalia que “a pesquisa mais importante é a das ruas” e que, nas ruas, segundo ele, estão em primeiro lugar.
De acordo com o último levantamento divulgado nesta quarta-feira (28), Boulos, Marçal e Nunes estão empatados tecnicamente — aparecem, respectivamente, com 22%, 19% e 19% das intenções de voto. Datena tem 12% e Tabata, 8%. Os outros cinco candidatos têm menos de 5% das intenções de voto.

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