2 de outubro de 2024

Candidatos à prefeitura de Teresina concedem entrevista à TV Clube; assista

Veja as entrevistas com os candidatos Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Santiago Belizário (UP), Francinaldo Leão (PSOL) e Tonny Kerley (Novo). Candidatos à Prefeitura de Teresina
Adelmo Paixão/g1
Sete dos nove candidatos à Prefeitura de Teresina em 2024 concederam entrevista à TV Clube para apresentar suas propostas para a capital. As entrevistas foram exibidas neste sábado (28).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os dois candidatos melhor posicionados na mais recente pesquisa eleitoral, Sílvio Mendes (UB) e Fábio Novo (PT), concederam entrevistas no início da semana. Confira:
Ampliação da rede de saúde e revitalização do centro: veja os destaques da entrevista de Silvio Mendes
Tarifa zero no transporte público, orçamento participativo e operação da PF: veja os destaques da entrevista de Fábio Novo
O prefeito Dr. Pessoa (PRD), candidato a reeleição, e o candidato Telsírio Alencar (Mobiliza) não puderam conceder entrevista.
📲 Compartilhe esta notícia no WhatsApp
📲 Compartilhe esta notícia no Telegram
Abaixo, você assiste às entrevistas dos candidatos Geraldo Carvalho (PSTU), Francinaldo Leão (PSOL), Lourdes Melo (PCO), Santiago Belizário (UP), e Tonny Kerley (Novo), em ordem alfabética:
Geraldo Carvalho (PSTU)
Veja a entrevista com candidato a prefeito de Teresina Geraldo Carvalho (PSTU)
O candidato criticou a situação da saúde na capital, que definiu como “um caos”: “A população não encontra o atendimento para os seus problemas lá nas unidades de saúde, seja no posto, seja no hospital municipal”, disse. A proposta de Geraldo é ampliar a estrutura com novos equipamentos e fortalecer os profissionais com valorização salarial.
O candidato criticou ainda o transporte público da capital, e propôs melhorar a estrutura dos sistemas de transporte e ampliar o quadro de profissionais nos ônibus, além do número de veículos.
Francinaldo Leão (PSOL)
Veja a entrevista com candidato a prefeito de Teresina Francinaldo Leão (Psol)
O candidato se apresentou como uma pessoa de movimentos sociais periféricos. Ele criticou o transporte público de Teresina, principalmente os empresários que operam o sistema, e propôs primeiro fazer uma auditoria para entender a situação financeira do sistema para em seguida revitalizar paradas e renovar a frota.
Sobre a saúde de Teresina, Francinaldo propôs a criação de um sistema onde o cidadão poderia verificar as vagas e marcar consultas através do celular nas unidades de saúde da capital.
Lourdes Melo (PCO)
Veja a entrevista com candidata à prefeita de Teresina Lourdes Melo (PCO)
A candidata criticou os salários pagos para os professores, tanto os contratados pela prefeitura de Teresina como os da rede estadual, e propôs reajustes. Sobre os transporte coletivo da capital, a candidata propôs que estudantes e trabalhadores desempregados tenham direito ao passe livre.
Lourdes Melo disse também que, em Teresina, só é possível receber atendimento médico de qualidade “se tiver o dinheiro para pagar”. A candidata propôs ainda uma “reforma agrária dentro de Teresina”, que dê condições às pessoas de criarem animais e plantar alimentos.
Santiago Belizário (UP)
Veja a entrevista com candidato a prefeito de Teresina Santiago Belizário (UP)
O candidato se apresentou como uma pessoa que usa os serviços públicos oferecidos pela capital, como o transporte coletivo, o Sistema Único de Saúde e a rede pública de educação. Por isso, propôs que o prefeito, vice-prefeito e as demais pessoas que tenham cargo de gestão, sejam obrigados a usar os serviços públicos: matricular filhos nas escolas da rede pública e o SUS, e que tenham seus salários equiparados aos de professores.
O candidato propôs também tornar 2 mil imóveis localizados no Centro de Teresina em moradias populares como forma de revitalizar a região e aproximar as pessoas dos serviços públicos.
Tonny Kerley (Novo)
Veja a entrevista com candidato a prefeito de Teresina Professor Tonny (Novo)
Para a saúde, o candidato propôs reestruturar os hospitais de bairro e ampliar o Hospital Lineu Araújo e o Hospital de Urgências de Teresina, além de investir em prevenção. Para a educação, Tonny propôs a criação de uma prova anual para alunos da rede municipal de ensino nos moldes do IDEB, de forma que os professores das escolas com melhor desempenho receberiam um décimo quarto salário.
O candidato propôs ainda dobrar o efetivo da Guarda Civil Municipal e instalar câmeras de monitoramento pela cidade. Para o transporte, ele propôs revisar os contratos com as empresas de ônibus para conseguir aumentar a frota e reduzir o preço da passagem.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias