4 de outubro de 2024

Candidatos à Prefeitura de Teresina se confrontam em debate na TV Clube

O debate aconteceu nos estúdios da TV Clube, iniciou às 22h e acabou por volta de 00h10. A transmissão ao vivo também aconteceu no g1 Piauí e no Globoplay. Debate na TV Clube com candidatos à Prefeitura de Teresina
Lícia Dutra/TV Clube
Os candidatos à Prefeitura de Teresina Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (Psol) e Silvio Mendes (União Brasil) participaram, nesta quinta-feira (3), do debate da TV Clube para o primeiro turno das eleições municipais. A escolha dos candidatos foi baseada na Lei 9.504/97 que determina a participação em debates dos partidos que possuem, pelo menos, cinco parlamentares no Congresso Nacional.
O debate teve cinco blocos. Foram dois blocos com perguntas de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado, feitas de candidato para candidato. O último bloco foi para as considerações finais dos candidatos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os candidatos responderam perguntas sobre serviço público, transporte coletivo, saúde, dívidas do município, relação com os outros poderes, cultura, espaços de lazer, e atração de investimento.
Os tempos de participação dos candidatos foram os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado: 30 segundos para fazer a pergunta; 1:30 (um minuto e 30 segundos) para resposta; um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Cada candidato teve um 1:30 para as considerações finais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
1° bloco
No primeiro bloco, os candidatos abordaram temas variados por meio de perguntas e respostas entre si.
Dr. Pessoa iniciou questionando Fábio Novo sobre o saneamento básico em Teresina, destacando a necessidade de melhorar a cobertura de esgoto. Fábio criticou a falta de planejamento e fiscalização e se comprometeu a aumentar a cobertura de esgoto para 80% e garantir água potável para comunidades rurais.
Em seguida, Fábio perguntou a Francinaldo sobre políticas públicas para pessoas com deficiência, ressaltando a demora nos diagnósticos e a falta de estrutura nos postos de saúde. Ele propôs equipar UBSs e UPAs e integrar agentes de saúde. Francinaldo, na réplica, comprometeu-se a mapear cadeirantes e melhorar a infraestrutura para acessibilidade.
Francinaldo questionou Dr. Pessoa sobre a paralisação das obras do Centro de Convivência Padre Humberto (Naic). O prefeito respondeu acusando Francinaldo de mentir e mencionou que o processaria por declarações anteriores. Francinaldo teve seu pedido de direito de resposta negado, mas reafirmou a paralisação e o fim do contrato com a Funaci. Na tréplica, Dr. Pessoa novamente chamou Francinaldo de mentiroso.
Por último, Silvio Mendes questionou Fábio Novo sobre a concessão de hospitais públicos a organizações sociais. Fábio negou essa intenção, defendendo o SUS e a realização de concursos públicos. Silvio criticou o PT por esse modelo de gestão, afirmando que prejudica servidores concursados. Fábio rebateu, prometendo não privatizar hospitais e criticando a gestão de Silvio por não ter finalizado obras importantes. Em direito de resposta, Silvio afirmou que o HUT foi concluído com apoio do Ministério da Saúde.
2° bloco
No segundo bloco, os candidatos responderam a temas determinados por sorteio.
No segundo bloco, o primeiro tema sorteado foi a relação com os outros poderes. Silvio Mendes abriu a rodada perguntando a Dr. Pessoa, que afirmou que os poderes são independentes e devem andar harmônicos, mas que existe uma interferência do poder estadual.
O próximo tema foi dívidas do município. Fábio Novo questionou Francinaldo e destacou que a prefeitura de Teresina possui R$ 1,2 bilhões em dívidas. Francinaldo respondeu que a prefeitura enfrenta dificuldades financeiras e que recursos estão sendo direcionados a instituições como o Setut e empresas de saneamento.
Na réplica, Fábio enfatizou a necessidade de um planejamento para quitar a dívida, mencionando problemas nas escolas devido à falta de merenda. Francinaldo, na tréplica, citou outros exemplos de falhas financeiras da prefeitura, como o corte de energia da Fundação Municipal de Saúde e a retirada de equipamentos do HUT.
Em seguida, Francinaldo Leão questionou Silvio Mendes sobre espaços de lazer que prometeu recuperar parques, abrir escolas aos fins de semana e revitalizar o centro com o projeto Música para Todos.
Outro tema sorteado foi o serviço público. Dr. Pessoa questionou Fábio Novo. O atual prefeito não completou a pergunta no tema e o candidato Fábio novo aproveitou o tempo para propor o uso da tecnologia para melhorar o serviço público.
3º bloco
O terceiro bloco foi novamente dedicado a temas livres. Dr. Pessoa iniciou o questionamento a Fábio Novo, mas não concluiu a tempo. Fábio aproveitou o tempo para falar sobre os planos para organizar a gestão municipal.
Fábio, em seguida, questionou Silvio Mendes sobre investimentos em tecnologia, destacando a importância da utilização de inteligência artificial. Silvio respondeu que planeja implementar uma plataforma digital para reduzir a burocracia no processo de obtenção de alvarás de construção e agendamentos de consultas médicas.
Francinaldo Leão fez uma pergunta a Dr. Pessoa sobre a promessa de resolver o problema do transporte público da capital em 100 dias. Dr. Pessoa afirmou que buscou dialogar.
Silvio questionou Dr. Pessoa sobre educação, mencionando sua intenção de expandir o acesso à internet nas escolas. Na réplica, Silvio acrescentou que investirá em qualificação no ensino e serviços multiprofissionais para atender alunos autistas.
4º bloco
No quarto bloco, os candidatos responderam novamente a temas determinados por sorteio, começando com cultura, pergunta feita por Francinaldo Leão a Dr. Pessoa.
Em seguida, Dr. Pessoa questionou Fábio Novo sobre Transporte Coletivo. Fábio, representante do PT, propôs aumentar a frota para 450 veículos, incluindo ônibus, micro-ônibus e vans. Ele também mencionou a utilização de tecnologia na gestão da frota para reduzir o tempo de espera e prometeu tarifa zero para estudantes das redes públicas, além de investir em ônibus elétricos e implementar uma redução gradual da passagem.
O tema seguinte foi atração de Investimentos, onde Fábio Novo questionou Silvio Mendes sobre suas estratégias. Silvio afirmou que focaria em buscar investimentos para o polo industrial de Teresina.
O bloco finalizou com Silvio Mendes perguntando a Dr. Pessoa sobre saúde.
Considerações finais
Dr. Pessoa
Nas considerações finais, Dr. Pessoa afirmou que levou obras para toda a cidade, citando o asfaltamento de ruas e a criação de 11 escolas. Ele expressou seu desejo de continuar na prefeitura para concluir as obras em andamento.
Fábio Novo
O candidato destacou que Teresina enfrenta sua maior crise histórica e enfatizou a importância de uma prefeitura alinhada com os governos estadual e federal. Ele citou obras concluídas após a eleição de Rafael Fonteles e reafirmou seu compromisso com o transporte coletivo gratuito, além da implementação de tecnologia, como a marcação de consultas via celular.
Francinaldo Leão
O candidato agradeceu à TV Clube e aos outros candidatos pela oportunidade de discutir os problemas de Teresina. Ele falou sobre a presença de vários políticos tradicionais na disputa e sendo o único que nunca exerceu mandato e conhecendo de perto a realidade da população quanto à saúde, transporte e outros problemas. Ele agradeceu o apoio à sua candidatura, mencionou agressões e outros desafios enfrentados na campanha.
Silvio Mendes
Silvio Mendes parabenizou a TV Clube pela realização do debate e a condução de Marcelo Magno. Ele pediu aos candidatos que considerassem se, ao enfrentar dificuldades, chamariam alguém com experiência ou quem exagera sem conhecimento. Silvio enfatizou a importância de conhecer os problemas da cidade para encontrar soluções efetivas. Ele destacou a necessidade de melhorar a saúde, garantir medicamentos, elevar a qualidade da educação, manter a cidade limpa e oferecer oportunidades para os jovens.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias