5 de outubro de 2024

Candidatos prometem eliminar fome, construir moradias e melhorar índices da educação em Macapá

Participaram do debate Aline Gurgel (Republicanos), Patrícia Ferraz (PSDB), Gilvam Borges (Avante) e Paulo Lemos (PSOL). Candidatos à Prefeitura de Macapá no debate da Rede Amazônica
Aline Benevides/Rede Amazônica
Os candidatos à Prefeitura de Macapá participaram na noite desta quinta-feira (3) do debate promovido pela Rede Amazônica. Estiveram presentes os candidatos Aline Gurgel (Republicanos), Patrícia Ferraz (PSDB), Gilvam Borges (Avante) e Paulo Lemos (PSOL).
Acompanhe a cobertura completa das eleições no Amapá
O debate ocorreu na sede da emissora, em Macapá, e foi mediado pelo jornalista Luciano Abreu. O candidato Dr. Furlan não compareceu. Por meio de nota, disse que a coordenação de campanha decidiu pela não participação do candidato no debate.
O candidato Gilvam Borges (Avante) se retirou do debate durante o terceiro bloco do debate ao ser advertido sobre insultos ao candidato ausente.
Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
O programa teve 4 blocos, sendo o primeiro e o terceiro com perguntas de temas livres. O segundo e o quarto foram com perguntas de temas determinados. Já o último bloco foi para as considerações finais dos candidatos.
1º bloco
Assista ao 1º bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Macapá
No primeiro bloco os candidatos fizeram perguntas entre si, sobre temas livres. Cada candidato pôde perguntar e responder apenas uma vez neste bloco.
Na abertura do bloco o candidato Gilvam Borges perguntou para a candidata Aline Gurgel sobre a aspectos de administração pública.
“Não se faz desenvolvimento econômico sem o desenvolvimento social. Eles andam juntos. Eu sou uma especialista em políticas públicas e nós conseguimos estipular um projeto que foi o Amapá Sem Fome, que trouxe redução da extrema pobreza. No nosso plano de governo nós colocamos erradicar a fome do município de Macapá”, disse Aline Gurgel.
O próximo a perguntar foi o candidato Paulo Lemos, que direcionou a pergunta para Gilvam Borges sobre a geração de empregos no setor privado.
“São ações conjugadas. Vamos investir em saneamento básico, nas legalizações das terras para poder viabilizar o acesso às linhas econômicas e preparar a cidade para atrair os devidos investimentos. Essa será uma meta que será prioridade no nosso governo”, disse Gilvam.
A terceira a perguntar foi candidata Patricia Ferraz. Para o candidato Paulo Lemos ela perguntou sobre as propostas para resolver a situação do deficit habitacional.
“Nós vamos construir 1500 novas moradias populares para o nosso povo que tanto precisa. Infelizmente a atual gestão não construiu nenhuma. Nós temos um programa que vai dar casa com energia solar”, disse.
*Esta reportagem está em atualização
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias