26 de dezembro de 2024

Cantor Julinho dos Palmares morre aos 76 anos em Volta Redonda

Artista papagoiaba, como gostava de ser chamado, foi um importante nome do movimento negro. Ele estava internado no Hospital do Retiro devido a uma pneumonia. Morre Julinho dos Palmares, o cantador papagoiaba do Sul do Estado do Rio de Janeiro
Reprodução/Redes Sociais
Morreu na manhã desta segunda-feira (29), em Volta Redonda (RJ), o cantor, compositor e poeta Julinho dos Palmares. Ele tinha 76 anos e estava internado no Hospital do Retiro devido a uma pneumonia. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Cultura.
Julinho nasceu em Barra do Piraí (RJ), mas passou a maior parte de sua vida em Volta Redonda. O artista papagoiaba, como gostava de ser chamado, foi um importante nome do movimento negro.
Ele compôs músicas e poemas inspirados na cultura do Vale do Paraíba, com foco em questões sociais, negras e ambientais. Seu repertório também continha canções para as crianças.
Em 2022, Julinho recebeu a Medalha Abdias Nascimento, que valoriza personalidades negras do estado do Rio de Janeiro.
O corpo do artista foi velado na Capela Mortuária do bairro Aterrado e, após uma série de homenagens, enterrado no Cemitério do Retiro.
Em nota, o Clube dos Palmares disse que Julinho sempre orgulhou a todos com seu talento, que ficará “marcado para sempre na nossa história e na história da cultura de Volta Redonda”.
Nas redes sociais, diversas pessoas se despediram de Julinho. Uma delas definiu o artista como “um homem grandioso, talentoso e, acima de tudo, um ser humano admirável”. Outra escreveu: “Perde a cidade, perde a cultura e, principalmente, perdem as crianças”.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias