16 de janeiro de 2025

Cão Joca: AP adere à manifestação em caso do pet que morreu devido falha de companhia aérea

Manifestação vai acontecer neste sábado (27) às 9h no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre. Mobilização vai acontecer em diversas regiões do Brasil. João Fantazzini dono do cão e o Golden Retriever Joca
Arquivo pessoal
.
Uma manifestação vai acontecer em Macapá, capital do Amapá, neste sábado (27), a partir das 9h dentro do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, devido ao caso do Cão Joca, que mobilizou o Brasil inteiro na última segunda-feira (22), pelo caso de negligência animal.
O cachorro morreu após viajar por um engano da companhia aérea Gol, duas vezes no mesmo dia entre São Paulo e Fortaleza. Joca acabou viajando por 8 horas e possuía um atestado para apenas 2h30 no avião.
A Ana Neri Martins, gerente de um hotel em Macapá, é uma das organizadoras da manifestação na capital. Ela destacou que situações como essa não deveriam mais acontecer, e que os animais transportados ali não são apenas de estimação e sim membros da família.
“Estamos confiando uma vida. Essa ação vai acontecer pelo amor que temos aos pets que são parte da nossa família”, disse.
Ana destacou que essa manifestação também busca que as novas leis para transporte de pets, sejam seguidas à risca. Essa movimentação vai acontecer também em outras regiões do Brasil.
Nas redes sociais, internautas usam a hashtag #JustiçaPeloJoca.
Entenda o Caso
Cachorro morre durante transporte de companhia aérea
O cão Joca, de 5 anos, da raça Golden Retriever, morreu na última segunda-feira (22), após uma falha da companhia aérea Gol.
Seu destino era Sinop (MT), mas Joca acabou sendo embarcado por engano em outro voo com destino à Fortaleza (CE). Ao total, a viagem do cão que duraria menos de três horas, acabou durando cerca de oito horas.
O dono do Joca, João Fantazzini, disse que o Golden possuía um atestado para apenas o período da viagem para Sinop.
O cão acabou não suportando toda a movimentação. Ele ficou cerca de meia hora esperando o próximo voo para São Paulo, em um ambiente quente e sem comida e o tempo todo dentro do canil de transporte. A companhia esclareceu que foi oferecida água ao animal.
Conforme o atestado de óbito, Joca morreu por uma parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos.
Em nota, a companhia aérea esclareceu que o Golden recebeu os cuidados necessários e que morreu em sua chegada ao aeroporto.
Veja a nota da Gol na íntegra:
“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.
A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias