9 de outubro de 2024

Capitão Alberto Neto defende implementar BRT e investir no transporte fluvial para melhorar mobilidade urbana de Manaus

Candidato do PL à Prefeitura de Manaus foi o terceiro a participar da série de entrevistas do JAM1. Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL)
O candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), defendeu a implementação do BRT e investimentos no transporte fluvial da capital, em entrevista ao JAM 1, nesta quinta-feira (26). Durante a entrevista, Neto também apresentou propostas para as áreas de saúde, segurança pública e educação, área em que pretende modernizar com a distribuição de tablets e laptops para estudantes de anos finais do Ensino Fundamental.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Questionado pela apresentadora Lane Gusmão sobre os problemas relacionados à mobilidade urbana em Manaus, o candidato destacou que é necessário realizar investimentos em outros modais. Como exemplo, citou a implantação do BRT e defendeu defendeu também uma linha de transporte fluvial que interligue as orlas da Ponta Negra, na Zona Oeste, à do Puraquequara, na Zona Leste.
“Nós vamos trabalhar com outros modais, por exemplo, já existe uma pré-estrutura para implantar o projeto do BRT em nossa cidade”, disse. “Nós vamos trabalhar o transporte fluvial. Manaus ficou de costas para sua orla e nós vamos fazer concessão com a iniciativa privada e vamos fazer transporte da Ponta Negra ao Puraquequara”, completou.
Capitão Alberto Neto foi o quarto da série de entrevistas do JAM1 com os candidatos a prefeito de Manaus. Amom Mandel (Cidadania) será o próximo entrevistado, nesta sexta-feira (27). o g1 transmite as entrevistas em tempo real.
Os candidatos cujos partidos possuem representação no Congresso Nacional serão entrevistados ao vivo pela apresentadora Lane Gusmão. Veja a ordem das entrevistas:
Segunda-feira (23): David Almeida (Avante);
Terça (24): Roberto Cidade (União Brasil);
Quarta (25): Marcelo Ramos (PT);
Quinta (26): Capitão Alberto Neto (PL);
Sexta (27): Amom Mandel (Cidadania).
Segurança pública
Capitão Alberto Neto explicou que Manaus é a terceira cidade mais violenta do Brasil e disse que, se eleito, vai trabalhar em conjunto com o governo do estado para desenvolver ações de vigilância tecnológica. O candidato falou da proposta para o uso de câmeras com reconhecimento facial nos coletivos da capital e botão do pânico dentro dos ônibus. Também afirmou que vai convocar mil guardas municipais para compor a segurança.
“Eu vou levar tecnologia. Nós vamos integrar câmeras inteligentes, com inteligência artificial, câmeras dentro dos ônibus com reconhecimento facial. Se entrar um foragido entrar dentro do ônibus, essa câmera vai avisar diretamente ao sistema de segurança”, explicou.
Educação
Neto falou que, caso eleito, pretende distribuir tablets e laptops para estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, e defendeu a necessidade de modernizar o ensino no que chamou de “era digital”. O candidato também chamou atenção para Manaus ser a segunda pior cidade em números de creches e prometeu dobrar o número atual de vagas em parceria com a iniciativa privada até o fim do mandato.
“As nossas crianças não tem onde estudar. A média do aluno custa R$800 e eu falei que no primeiro ano vamos dobrar o número de vagas. Só com metade do custo com comunicação (da atual gestão) nós vamos conseguir dobrar”, disse.
Saúde
Sobre saúde pública, Capitão Alberto Neto disse que vai revisar os contratos das empresas que fornecem serviços de saúde para o município. O candidato também prometeu zerar a fila das cirurgias de catarata, levar saúde ocular para as crianças na escola e expandir o horário de funcionamento das UBS’s, além de parceria com empresas privadas para a prestação de serviços na saúde de Manaus.
“Demora construir. Nós vamos comprar vagas nos hospitais, nas clínicas, nos laboratórios e nós vamos zerar a fila de consultas e exames”, explicou.
Meio Ambiente
O candidato do PL disse que pretende realizar um estudo técnico sobre a despoluição na cidade de Manaus, e afirmou que investirá em educação ambiental visando um futuro ecológico para a capital do Amazonas.
“Vamos gastar com educação ambiental, isso vai mudar a cultura da cidade. Para que a gente possa transformar Manaus em uma cidade sustentável, um exemplo de sustentabilidade, a gente vai precisar da ajuda de todos e a educação ambiental vai ser fundamental nesse processo”, argumentou.
Centro Histórico
Ao ser questionado sobre projetos para o Centro Histórico de Manaus, Neto criticou a atual situação do local e destacou a necessidade de investimentos em revitalização e segurança, algo que pretende fazer, caso seja eleito.
“O Centro está precisando de um choque de ordem urgente, as lojas estão fechando às 16h. Um projeto em nível de revitalização, de repovoar a cidade”, defendeu Capitão Alberto Neto.

Mais Notícias