25 de dezembro de 2024

Caprichoso fecha segunda noite do Festival de Parintins 2024 celebrando ‘Saberes: o reflorestar das consciências’

Ao som da toada “Sentimento Porreta”, o apresentador, Edmundo Oran, agitou a galera no início da apresentação deste domingo (30). Caprichoso fecha segunda noite do Festival de Parintins 2024 celebrando ‘Saberes o reflorestar das consciências’
Patrick Marques/g1 AM
Caprichoso fecha a última noite do Festival de Parintins 2024 celebrando os “Saberes: o reflorestar das consciências”, neste domingo (30). Ao som da toada “Sentimento Porreta”, o apresentador, Edmundo Oran, agitou a galera – torcida do bumbá – no início do espetáculo.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Nesta última noite, o bumbá da nação azulada promete ser a voz da ancestralidade em diversas expressões de saberes milenares surgidos em aldeias e protegidos por mocambos.
Também defende o conhecimento de povos que foram minorizados, mas que em suas procissões mantém a consciência de reflorestamento da Amazônia. Povos que entendem a necessidade de manter de pé o verde das florestas.
Caprichoso fecha segunda noite do Festival de Parintins 2024 celebrando ‘Saberes o reflorestar das consciências’
Patrick Marques/g1 AM
3ª noite
O Boi Caprichoso fecha sua participação no Festival de Parintins 2024 levando para o Bumbódromo a temática “Saberes: o reflorestar das consciências”, em exaltação a ancestralidade e aos conhecimentos milenares.
“O Caprichoso torna-se, nesta noite, escoadouro de vozes da ancestralidade em diversas expressões de saberes”, diz parte da sinopse.
O Festival
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus.
Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias