Segundo o CNE, liderado por um aliado do presidente venezuelano, Maduro teve 51,2% dos votos, e o principal candidato da oposição, Edmundo González, 44%. A região de Caracas, capital da Venezuela, teve a manhã desta segunda-feira (29) marcada por panelaços, após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informar que Nicolás Maduro foi o vencedor das eleições presidenciais realizadas no domingo.
Segundo o CNE, liderado por um aliado do presidente venezuelano, Maduro teve 51,2% dos votos, e o principal candidato da oposição, Edmundo González, 44%. Mais de 80% dos votos haviam sido computados, quando anunciaram a conquista do pleito.
AO VIVO: Acompanhe a eleição na Venezuela em tempo real
O resultado indica uma diferença de 704 mil votos entre os dois candidatos. A última atualização foi na madrugada de segunda, quando o site do CNE saiu do ar –como os dados finais ainda não foram divulgados, esses números devem mudar.
Minutos após a divulgação do resultado, Maduro disse, em discurso a apoiadores em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, que sua reeleição era o triunfo da paz e da estabilidade.
“O povo disse paz, tranquilidade. Fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”, disse Maduro.
Quem é Nicolás Maduro?