10 de janeiro de 2025

Carga com mais de 6 toneladas de limão é apreendida por irregularidades no interior do AM

Em 2024, a Adaf já realizou cinco operações em Parintins, o que resultou na apreensão de sete toneladas de alimentos. Carga com mais de 6 toneladas de limão é apreendida por irregularidades no interior do AM.
Jean Beltrão/Rede Amazônica
Uma carga com mais de 6 toneladas de limão foi apreendida por irregularidades no porto de Parintins, no interior do Amazonas, nesta quarta-feira (3). Segundo a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), o carregamento saiu do Pará e tinha como destino Manaus, mas apresentava irregularidades na documentação necessária para o transporte.
Segundo a Adaf, essa foi a maior apreensão realizada pelo órgão este ano. Durante a fiscalização, os agentes verificaram que o carregamento não apresentava a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documento obrigatório para o trânsito interestadual de plantas, parte de vegetais ou produtos de origem vegetal.
A documentação garante a segurança fitossanitária para a comercialização dos produtos no mercado.
Carregamento de frutas são apreendidas por representa risco fitossanitário no AM
“Sem essa documentação, a gente presume que essa carga possui algum tipo de risco de introdução de pragas aqui no Estado. O Amazonas é livre de cancro cítrico e mosca da carambola, que são duas pragas que estão presentes no Pará. A gente previne a entrada deles aqui no Estado exigindo essa documentação de trânsito”, explicou a fiscal agropecuária e engenheira agrônoma da Adaf, Valéria Ferreira.
Durante a fiscalização desta quarta, cargas de tomate e goiaba também foram apreendidas. Todos os produtos foram reunidos e encaminhados para o aterro sanitário de Parintins, onde foram descartados devidamente, sob monitoramento dos agentes da Adaf.
Em 2024, a Adaf já realizou cinco operações na cidade, o que resultou na apreensão de sete toneladas de alimentos. Em 2023, foram oito operações do órgão na cidade, que resultaram no recolhimento de quase 21 toneladas de materiais impróprios.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias