26 de fevereiro de 2025

Carnaval 2025 vai ter controle de acesso no Bairro do Recife e em Olinda, mais câmeras e delegacias abertas 24 horas


Parte do efetivo da Polícia Militar vai usar ‘bodycams’, com câmeras e microfones no fardamento. De acordo com governo, delegacias estarão abertas 24h durante o carnaval. Secretaria de Defesa Social anunciou plano de segurança para carnaval 2025.
Rafael Souza/g1
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) anunciou que vai implementar controle de acesso durante o carnaval para o Bairro do Recife, ruas de Olinda e para o desfile do Galo da Madrugada, que acontece no Sábado de Zé Pereira (1º).
O uso de drones e de “bodycams” (câmeras nos uniformes dos policiais) também fazem parte da estratégia da segurança pública para este ano, apresentada durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26), no centro do Recife.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
A SDS afirma que será a primeira vez que o modelo de controle de acesso será aplicado no carnaval do estado.
De acordo com o secretário Alessandro Carvalho, serão montados pórticos em pontos específicos para revistar e impedir a entrada de armas e materiais que possam oferecer risco a outras pessoas. Por questões de segurança, a SDS pediu que não fossem divulgados os locais.
“São pontos em que as pessoas que estão indo para folia, por amostragem, poderão ser submetidos à revista pessoal. Já é uma prática que é feita no carnaval da Bahia há muitos anos e tem a intenção de impedir que objetos que possam ser utilizados para a agressão não entrem nos polos de carnaval, como arma de fogo, arma branca, soqueira, uma chave de fenda”, explicou o secretário.
Os pórticos de controle de acesso serão distribuídos da seguinte forma:
Nove em Olinda;
Quatro no Bairro do Recife;
Dois no Galo da Madrugada.
Câmeras e ‘bodycams’
De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foi feita uma antecipação da reinstalação das câmeras de monitoramento de segurança pública no estado após uma negociação no processo licitatório. Os equipamentos estão desligados desde o fim de 2023. Drones também serão utilizados, mas o número total não foi revelado pela SDS.
A SDS afirmou também que serão utilizadas câmeras de reconhecimento facial, que foram utilizadas no carnaval do ano passado, e que serão novamente empregadas neste ano. Ao todo, são 47 câmeras já instaladas e dois totens com seis câmeras cada.
“Uma empresa forneceu o software de reconhecimento facial e nós iremos testá-lo no carnaval para que uma licitação seja feita muito em breve para agregar isso”, afirmou Alessandro Carvalho.
Assim como no último carnaval, parte do efetivo da Polícia Militar vai usar “bodycams”, com câmeras instaladas no fardamento de 160 agentes, sendo 100 que devem atuar no desfile do Galo da Madrugada, outras 30 no Bairro do Recife e mais 30 em ruas do Sítio Histórico de Olinda.
O comandante da Polícia Militar, Coronel Torres, defendeu o uso da tecnologia nas fardas. “Nossa avaliação é muito positiva, porque ela consegue exatamente mostrar a realidade do policiamento, como também a transparência do serviço policial”, afirmou.
Números da segurança
Para o carnaval deste ano, o governo vai ter 68.220 plantões extras na segurança pública, o que abrange policiais militares, civis, bombeiros e demais profissionais da área. O número é levemente superior ao do último carnaval, de 67.842 plantões.
A Secretaria de Defesa Social garante que todas as delegacias estarão abertas 24 horas no período carnavalesco. Os plantões estão distribuídos da seguinte forma:
Recife
Galo da Madrugada – 4.611;
Bairro do Recife – 4.334;
Olinda
Homem da Meia-Noite – 630;
Sítio Histórico – 4.522;
Interior
Bezerros – 1.745;
Triunfo – 344;
Paudalho – 330;
Nazaré da Mata – 306;
Pesqueira – 820;
Carpina – 281;
Vitória de Santo Antão – 718;
Outras forças
Corpo de Bombeiros – 4.650;
Polícia Científica – 196;
Defesa Civil – 107;
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias