É muito importante o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos, tanto pela mulher quanto pelos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento Carreta do projeto ficará no estacionamento interno do Sesc Arsenal.
Sistema Comércio de Mato Grosso
A unidade móvel ‘Sesc Saúde Mulher’, chegou em Cuiabá nessa segunda-feira (3) e segue até o fim do mês. O programa busca realizar serviços de saúde gratuitos voltados à prevenção e cuidado com a saúde da mulher.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A carreta do projeto ficará no estacionamento interno do Sesc Arsenal. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, por ordem de chegada.
Para fazer os exames nas mamas, as mulheres precisam ter de 40 anos a 69 anos, apresentar pedido médico, além de cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e Cartão do SUS. Já pacientes entre 18 anos e 64 anos, ou com vida sexual ativa, podem realizar o exame preventivo de colo uterino somente com cópia dos documentos.
Segundo a coordenadora do Sesc Saúde Mulher, Rosinei Santos, os resultados dos exames vão chegar para os funcionários e entregues às mulheres. “É importante chegar cedo e estamos distribuindo em média 50 senhas por dia. Todas as que pegarem a senha irão receber o atendimento”, explica.
🎗️Os exames realizados, papanicolau (citopatológico) e mamografia, são os principais adotados no Brasil para a prevenção de câncer, por meio do diagnóstico precoce.
LEIA MAIS:
Mamografia ainda é a principal forma de prevenção contra o câncer de mama
Como prevenir dois dos tipos de câncer mais comum em mulheres
Prevenção
Método mais eficiente de prevenção do câncer de mama não tem sido usado com frequência necessária
O método mais eficiente de prevenção do câncer de mama não tem sido usado com a frequência necessária, no Brasil.
A prevenção começa em casa
A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas frequentemente, seja no banho ou no momento da troca de roupa. Com a ponta dos dedos, a mulher apalpa levemente todo o contorno da mama, o que permite a descoberta de pequenas alterações mamárias. Quando identificada alguma suspeita, em qualquer idade, é necessário procurar um médico ginecologista ou mastologista.
Mamografia
É o exame de imagem que identifica com mais precisão possíveis nódulos ou lesões na mama.
A mamografia é recomendada como exame de rotina para as mulheres de 40 a 69 anos uma vez a cada dois anos. Também devem realizar esse exame preventivo, mulheres de qualquer idade, que tenham casos de câncer de mama na família.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais de alerta para o câncer de mama são:
Qualquer nódulo em mulheres com mais de 40 anos.
Nódulos que persistem por mais de um ciclo menstrual em mulheres com mais de 30 anos
Nódulo de consistência endurecida ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais como pele com aspecto de casca de laranja.
Mudança no formato do mamilo.