1 de outubro de 2024

Carros elétricos ganham espaço e emplacamento de automóveis a combustão diminui em Sorocaba

Dados do Detran-SP mostram que emplacamento de veículos elétricos está aumentando na cidade; saiba a difrença entre os motores a combustão, elétricos e híbridos. Carros elétricos foram destaques do Salão do Automóvel 2018
Fabio Tito/G1
Dos mesmos criadores das brigas pelo achocolatado preferido, os carros elétricos e híbridos têm dividido a opinião dos motoristas. Melhor ou não, a verdade é que veículos elétricos estão ganhando espaço nas ruas de Sorocaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Dados do Detran-SP, obtidos a pedido do g1, mostram que emplacamentos de carros a combustão estão diminuindo e, inversamente, o número de veículos com motores elétricos e híbridos emplacados aumentaram nos últimos anos:
Em 2022, pouco mais de 0,25% dos carros emplacados em Sorocaba eram elétricos. E mais de 98% eram veículos a combustão;
Já em 2023, apenas 0,8% dos emplacamentos feitos na cidade eram de carros elétricos e 97,4% de automóveis à gasolina ou álcool;
Neste ano, a proporção de carros elétricos é de 4,5%, enquanto a de automóveis à combustível fóssil é de 93,8%.
Veja a evolução abaixo:

➡️Os dados de 2024 ainda são parciais pois consideram os meses de janeiro a agosto. Por isso, a situação ainda pode mudar.
Afinal, qual a diferença?
Como funcionam os carros elétricos
A resposta é bem simples. Está no nome e no motor. Enquanto o automóvel a combustão é movido à queima de combustível – seja álcool, gasolina ou diesel -, o veículo elétrico é movido por energia elétrica e deve ser carregado em um carregador.
Híbridos
Os carros híbridos combinam a força de motores a combustão e elétricos. Existem duas tecnologias disponíveis no mercado:
Híbridos tradicionais (HEV e MHEV):
A bateria é carregada pelo próprio motor a combustão e auxilia em determinadas situações, como arrancadas e subidas. São mais econômicos que os carros a combustão, mas a autonomia elétrica é limitada.
Híbridos plug-in (PHEV):
Além do motor a combustão e da bateria, possuem um conector para carregamento externo na tomada. A autonomia elétrica é maior, permitindo rodar por mais quilômetros apenas com energia elétrica, especialmente em percursos urbanos. São uma ótima opção para quem busca um meio termo entre carros a combustão e totalmente elétricos.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias