25 de dezembro de 2024

Casa de advogado é alvo de mandado de busca; defesa alega ‘confusão’ com investigados

Segundo o delegado Laércio Evangelista, do Draco, a casa do advogado constava nos endereços alvos da Operação Confractus, de combate a arrombamento de veículos em Teresina, e um celular com restrição foi apreendido. O advogado e a OAB informaram que ele não tem qualquer envolvimento com os crimes investigados.
Casa de advogado é alvo de mandado de busca do Draco; celular com restrição foi apreendido
A residência do advogado Phellipe Andrade foi um dos alvos de mandados de busca da operação que investiga suspeitos de arrombar carros e furtar pertences de proprietários, deflagrada na quarta-feira (6), pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Com ele, foi encontrado um celular com registro de roubo. Segundo o advogado e a Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Phellipe não tem envolvimento com os crimes sob investigação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo o delegado Laércio Evangelista, do Draco, a casa do advogado constava nos endereços alvos da operação. Ele destacou que o advogado não está entre os investigados, mas devido à apreensão de um celular com restrição, o caso será apurado.
“Foram algumas buscas, e entre elas estava o endereço onde mora o advogado. Apreendemos um Iphone roubado, mas ainda estamos investigando se há o envolvimento direto dele”, explicou o delegado.
Em vídeo, o advogado Phelippe Andrade afirma que foi confundido com um dos suspeitos, e que um dos investigados da operação já havia sido seu cliente.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Outro lado
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Albelar Prado, a casa e o escritório de Phellipe Andrade da Silva foram alvos de buscas, mas o advogado não é investigado pelos crimes apurados na operação.
Casa de advogado é alvo de mandado de busca do Draco; celular foi apreendido
Reprodução
“Ele não era alvo da operação, não tinha relação ao nome dele. Tinha para a residência. Tanto que se soubessem que ele era advogado, a Polícia teria que comunicar a OAB, com no mínimo 24 horas de antecedência, dizendo que iria ter uma busca e apreensão, uma prisão ou a condução de um advogado e solicitar os membros da Comissão de Prerrogativa para acompanhar”, destacou.
Sobre o celular com restrição que foi encontrado com o advogado, o presidente da Comissão afirma que foi feita uma consulta por Phellipe Andrade em um site chamado ‘Consulta Celular Legal’. A busca pelo IMEI não encontrou nenhuma restrição.
“É temeroso dizer que o advogado foi preso, conduzido para o Draco por conta de um celular roubado. Se existe um dispositivo na internet em que a pessoa consulta através do IMEI e não aparece nada dizendo que o celular é roubado, então o delegado que mostre o Boletim de Ocorrência ou qualquer documento que comprove que o referido celular realmente é roubado. Porque nós temos um papel em mãos que diz que o celular não é roubado”, disse.
Operação Confractus
Operação prende suspeitos de arrombar carros em estacionamentos de Teresina
Suspeitos de arrombar vários carros e furtar pertences dos proprietários foram presos nesta quarta-feira (6), em Teresina, pela Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Vários objetos foram apreendidos com os suspeitos, entre eles uma peruca loira que, segundo a polícia, era usada pelos bandidos para se disfarçar diante de câmeras de segurança.
As prisões aconteceram por meio da Operação Confractus, deflagrada para cumprimento de oito mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão. Todos foram presos.
A polícia informou ainda que além de em Teresina, os suspeitos também cometiam crimes no interior do estado. Dois dos mandados, inclusive, foram expedidos pela comarca de Campo Maior, 84 km ao Norte da capital.
Conforme a polícia, os principais alvos estavam localizados nos bairros Dirceu (Zona Sudeste), Vale do Gavião (Zona Leste) e Centro de Teresina. Em nota, a Secretaria de Segurança destacou que as ações dos arrombadores aconteciam principalmente contra carros de luxo.
*Estagiárias sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
Casa de advogado é alvo de mandado de busca do Draco; celular com restrição foi apreendido

Mais Notícias