23 de fevereiro de 2025

Casa de Caridade de Leopoldina tem UTI interditada por falta de anestesistas e cirurgiões


Com a medida, o hospital está impedido de internar novos pacientes no setor até que o quadro esteja completo. Interventor discorda da medida e diz que vai recorrer da decisão. Hospital Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina
CCL/Reprodução
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Caridade de Leopoldina foi interditada pela Vigilância Sanitária estadual.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A decisão, tomada na sexta-feira (22), foi motivada pela identificação de falhas na garantia de funcionamento contínuo do setor, especialmente na disponibilidade de anestesistas e cirurgiões nos plantões de sobreaviso da rede de urgência e emergência.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a ação teve como base evidências documentais fornecidas pela instituição hospitalar à Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.
Os documentos apontaram desassistência em determinados dias e horários, sem um fluxo alternativo adequado para a transferência segura dos pacientes. Atualmente, a Casa de Caridade só conta com especialistas da área de anestesia em dois dias da semana, quando realiza as cirurgias eletivas.
Médicos presos por manipulação de escalas médicas guardavam R$ 500 mil em dinheiro e até armas em casa
Após prisão de médicos por manipulação de escalas, Casa de Caridade Leopoldinense anuncia nova empresa de anestesia
Falta de médicos prejudica atendimento e sobrecarrega hospitais da Zona da Mata
Com a medida, o hospital está impedido de internar novos pacientes na UTI até que o quadro de anestesistas e cirurgiões esteja completo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Leopoldina, a transferência dos pacientes vai ser feita respeitando a disponibilidade de vagas no SUS e na rede particular.
O interventor do hospital, atual responsável pela administração da unidade, discorda da medida e diz que vai recorrer da decisão.
Nesta semana, o g1 publicou matéria destacando como a falta de médicos na Casa de Caridade Leopoldinense e Hospital São Salvador, em Além Paraíba, tem prejudicado o atendimento e gerado sobrecarrega em outras unidades da região.
Situação se agravou após prisão de médicos
A situação da Casa de Caridade Leopoldinense veio à tona no ano passado. Em dezembro, quatro médicos da unidade foram presos acusados de cumprirem plantões em outras cidades, no mesmo horário em que deveriam estar atendendo pelo SUS no hospital de Leopoldina.
Nesta época, a Prefeitura determinou a intervenção no hospital, que passou a ser gerido pelo secretário de saúde. A rede de urgência e emergência da macrorregião de saúde deu até 15 de fevereiro para que o hospital de Leopoldina resolvesse a situação, o que não aconteceu.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Mais Notícias