12 de outubro de 2024

Casa do Artesanato Acreano é reaberta na Gameleira, em Rio Branco: ‘temos que criar pontes’

Novo endereço foi escolhido estrategicamente para valorizar o turismo. Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (10). Casa do Artesanato é reinaugurado em Rio Branco
José Caminha/Secom
A Casa do Artesanato Acreano foi reinaugurada em novo endereço, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. De acordo com a Secretaria de Turismo, a reabertura em um novo endereço, não apenas oferece mais visibilidade, mas transforma a arte do estado em oportunidade de negócio para os artesãos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O local exibe peças que traduzem a floresta, feitas por mãos habilidosas. São mais de 2 mil itens que narram histórias de tradição e de inovação, criadas por mais de 70 artesãos que encontraram ali uma oportunidade de transformar seu talento em sustento.
Casa do Artesão abre novo espaço na Gameleira em Rio Branco
“Essa peça aqui é feita com madeira sustentável, porque é [fabricada] do resíduo de madeira que a gente aproveita das árvores que caem no chão. Ela é feita toda manual, na motosserra, depois vem uma lixadeira e depois o acabamento final que é o mais difícil. Eu fico feliz porque ver a minha peça sendo exposta para todo mundo ver”, conta Jesus do Nascimento, que trabalha há mais de 8 anos com peças em madeira.
O governador Gladson Cameli acredita que o novo local irá enaltecer ainda mais o trabalho dos artistas.
“Aqui não é só um local pra você vender os produtos que são feitos por eles, mas também o turismo, vai valorizar o que nós temos de melhor no nosso estado. Então eu parabenizo os artesãos e artesãs por esse grande trabalho. Nós exportando para o Brasil e para o mundo. Isso aqui é criatividade, isso aqui é um dom que eles tem e nós temos que criar pontes e oportunidades pra cada vez mais nós ampliarmos a Casa do Artesão”
A demanda por um novo espaço já era antiga e o secretário de turismo e empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, afirma que o lugar foi escolhido por ser um ponto estratégico que pudesse trazer um conforto maior para os profissionais e visitantes.
“É um espaço maior, climatizado, com estacionamento, então eu tenho certeza que essa casa vai ser para agregar no ponto turístico do nosso estado e da nossa capital, podendo trazer mais rentabilidade para as pessoas que estão aqui”, declara.
Mais de 2 mil itens foram criados por mais de 70 artesãos e estão expostos na Casa do Artesanato em Rio Branco
José Caminha/Secom
O visitante Cauby Mesquita é um dos que apoiou a mudança. “A gente está maravilhado com a beleza e a atividade que é desenvolvida através da borracha. Sandálias, sapatos, bolsas. Eu acho que ficou bem mais centralizado, vai melhorar muito a vida para os artesãos
Liliane Coury, assegura que todo esse apoio é necessário e que com essa visibilidade ela sente que sua história será ouvida, suas peças apreciadas, e seu trabalho, visto como ele merece ser.
“A arte ela é um espírito, ela é a expressão do nosso espírito, então se a gente está aqui na Amazônia, se eu sou da Amazônia eu estou expressando meu espírito ancestral, meu espírito indígena e eu tô entregando isso que também faz parte dessa terra. Então eu tô entregando aqui no meu trabalho, a fauna, a flora, que é tão característico daqui e isso mostra a nossa identidade”
Vídeos: g1

Mais Notícias