25 de dezembro de 2024

Casa para lua de mel, escola e museu: veja as curiosidades do Casarão da Catedral em Divinópolis

Primeiro registro do imóvel é de 1846, quando o município ainda não era emancipado e era conhecido como Arraial do Espírito Santo. Sobrado da Praça Dom Cristiano, em Divinópolis
Initial plugin text
O sobrado da Praça Dom Cristiano, conhecido como Casarão da Praça da Catedral, é um dos imóveis mais antigos de Divinópolis, cidade que faz aniversário neste sábado (1º). Segundo a Prefeitura, a primeira escritura dele é de 1846, quando o município ainda não era emancipado e era conhecido como Arraial do Espírito Santo.
Conforme registros da Secretaria de Cultura, o casarão foi construído pelo capitão Domingos Francisco Gontijo. Após sua morte, o imóvel foi utilizado para diversos fins, como abrigo para engenheiros, escola, sala de cinema, posto de saúde, hospedagem para lua de mel e museu.
Curiosidades
Em 1889, o sobrado serviu como hospedagem para o engenheiro chefe Henrique Galvão e sua comitiva, que vieram morar no Arraial para os trabalhos de expansão da malha ferroviária. Em 1906, a edificação se tornou o primeiro cinema local, com um aparelho portátil movido a gás de carbureto.
Já no ano de 1916, foi usado para a lua de mel do então presidente da Câmara Municipal e primeiro prefeito de Divinópolis, coronel Antônio Olímpio de Moraes. Em 1923, foi transformado em posto de saúde.
Em 1924, foi a sede do Comissariado Franciscano, cúria paroquial, colégio seráfico e convento dos frades. No ano de 1937, a congregação religiosa das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração assumiu a Escola Normal Doutor Mário Casasanta;
Em 1944, o prédio abrigou o Grupo Escolar Dona Antônia Valadares até dezembro de 1963, sendo que, nos três últimos anos, acolheu também a Escola São Tarcísio de 1.º e 2.º Grau.
As Escolas Reunidas Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro funcionaram no local de 1964 até 1978. Após esse período, o prédio ficou fechado e sofreu sérias depredações.
Casarão quase demolido
Em 1982, foi publicada a Lei n.º 1.782, de 26 de abril, que declarava de interesse histórico e artístico do Município o sobrado e o seu entorno.
Entretanto, no dia 7 de junho de 1982, o prédio começou a ser demolido com o pretexto de urbanizar a praça, mas a ação foi suspensa após protestos da população.
Em 1985, sob a supervisão do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), foi reformado e restaurado. Já em 1988, tombado e reconhecido como patrimônio cultural.
Museu
O Museu Histórico de Divinópolis passou para o casarão em 1986, e permanece nele até hoje. Em 2017, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil após ser constatado risco de desabamento de algumas paredes e partes do teto.
Em 2023 foi iniciada a restauração e as obras duraram até maio deste ano. O imóvel foi reinaugurado no dia 18 de maio.
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Mais Notícias