20 de novembro de 2024

Casa Pelé e Banda União Rioverdense tornam-se os primeiros patrimônios imateriais de Três Corações, MG


Bens culturais foram tombados a partir da assinatura de dois decretos municipais no dia 7 de novembro. A Casa Pelé e a Banda União Rioverdense tornaram-se os primeiros bens culturais a serem considerados imateriais em Três Corações (MG). Com a assinatura dos decretos, o espaço cultural e a formação musical passam a receber proteções especiais.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A residência onde Pelé morou até os seus três anos passou a ser patrimônio de natureza imaterial com a assinatura do decreto nº 5.348. O espaço cultural recebe turistas para contar parte da história do jogador de futebol.
Casa Pelé é um ponto turístico da cidade de Três Corações (MG), onde o Rei viveu até os três anos
Prefeitura de Três Corações
Além disso, a Banda União Rioverdense também foi tombada. O decreto nº 5.349 reconhece a contribuição do grupo fundado em 1880 para a história da música tricordiana. Conforme a Prefeitura de Três Corações, a banda conta com 20 músicos.
Os decretos criam uma proteção especial para o espaço cultural e o grupo musical. Caso os bens culturais sejam violados, a lei municipal nº 2370/1993 prevê uma multa de metade do valor da obra.
“As coisas tombadas não poderão ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia e expressa autorização especial da Prefeitura Municipal, serem reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de 50 % (cinquenta por cento) do valor da obra”. estabelece o artigo 4º.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias