Homem usava escada para colocar decoração quando foi atingido por descarga elétrica. CEB-Ipes informou que ‘realiza vistorias periódicas nos equipamentos de iluminação pública’. Casal leva choque ao colocar bandeirinha de festa junina em poste no DF
Um casal diz ter levado uma descarga elétrica enquanto enfeitava uma praça do Guará I, no Distrito Federal, com bandeirinhas de festa junina, no último domingo (16). Por se tratar de um poste de energia de ambiente público, o órgão responsável é a CEB-Ipes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
“Coloquei a escada no poste e, quando fui subir para colocar as bandeirinhas, levei uma descarga [elétrica]. Foi forte, poderia ser fatal”, conta Alexandre Cardoso.
Casal sofre choque elétrico em poste ao preparar festa junina, no DF
TV Globo/Reprodução
Nalva Silva, namorada de Alexandre, tentou tirar a escada que estava encostada no poste para ajudar, mas acabou levando um choque também.
“Ele gritou e eu fiquei apavorada. Foi muito violento e muito grande. Meu corpo tremeu todo, veio aquele choque dentro de mim, da cabeça aos pés. Eu acho que, se eu tivesse tocado, eu teria morrido, ele também poderia ter morrido e isso é muito grave”, afirma Nalva.
Após o susto, o casal chamou um vizinho eletricista que verificou que o poste estava energizado. No local, o profissional utilizou um aparelho que detectou o perigo (veja vídeo no início da reportagem).
Em nota, a CEB-Ipes informou que “realiza vistorias periódicas nos equipamentos de iluminação pública, e alerta a população para sempre guardar distância de qualquer equipamento que opere com energia, não só postes de iluminação pública, mas os postes de distribuição, caixas de comando ou transformadores”.
Segundo a companhia, “não é permitido fixar nenhum tipo de material ou estrutura em postes de iluminação pública, pois se este estiver energizado, pode fechar curto e causar um acidente grave ou mesmo fatal.
Poste com fios aparentes, no Guará I – DF
TV Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
LAVAGEM DE DINHEIRO: Professora aposentada do GDF é presa suspeita de fraudar R$ 32 milhões em empréstimos bancários
SANTA MARIA: ‘Precisavam resgatar a autoestima’, diz professor de colégio dentro de unidade de internação no DF, finalista como ‘melhor escola do mundo’
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.