1 de fevereiro de 2025

Casas interditadas e alagamentos: chuva forte causa transtornos em Sorocaba


Famílias ficaram desalojadas e equipes estão realizando os reparos necessários nos pontos afetados pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, Sorocaba (SP) foi a cidade que mais choveu no estado nas últimas 24 horas. Avenida Dom Aguirre, em Sorocaba (SP), fica cheia de lama e registra muito movimento após chuva nesta terça-feira (28)
TV TEM/Reprodução
A forte chuva que atingiu a região de Sorocaba (SP) nesta terça-feira (28) causou transtornos para os moradores. Casas foram interditadas e diversos pontos tiveram alagamentos e enxurradas. Segundo a Defesa Civil, foi a cidade registrou mais de 70 milímetros em três horas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo a prefeitura, equipes foram mobilizadas nesta quarta-feira (29) para monitorar e realizar as manutenções necessárias na cidade, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com apoio das demais secretarias, Saae Sorocaba e Urbes Trânsito e Transportes.
A Defesa Civil de Sorocaba registrou 72 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na cidade. Destes, 71 mm foram entre 18h e 20h. O acumulado em três dias no município é de 124 mm e, no mês todo, 324 mm. Ainda conforme a prefeitura, o nível do rio Sorocaba chegou a ficar 1,9 metro acima do normal.
Carro ficou parcialmente submerso no Bairro Magnolia, em Sorocaba (SP), em ponto de alagamento
Arquivo Pessoal
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que permanecem interditadas temporariamente as avenidas Dom Aguirre, que ficou cheia de lama, a região do Parque das Águas e a rua XV de Agosto.
Também devido à chuva, foram registrados alagamentos na Avenida Afonso Vergueiro e na Praça da Bandeira, Avenida Ipanema, região da Avenida Juvenal de Campos, Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Avenida Pereira Inácio, Avenida Washington Luiz e no entorno da Praça Profº Masaharu Taniguchi entre outros pontos.
A prefeitura também informou que agentes de trânsito estão coordenando o tráfego nos locais de alagamento, orientando os motoristas sobre rotas de desvio, além dos locais de enxurradas na Avenida Antonio Carlos Comitre, Rua Assunção e Avenida Itavuvu.
Duas casas no bairro Mineirão foram interditadas pela Defesa Civil devido ao colapso de estruturas. Também aconteceu o solapamento de solo em uma obra de um imóvel no Centro. Duas famílias que residem na Vila São Pedro estão temporariamente em um hotel, recebendo apoio da Secretaria da Cidadania (Secid).
Em caso de emergências, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
Sorocaba registra o maior acomulado de chuva em todo estado de SP
Alerta da Defesa Civil
Pela primeira vez na região, um “alerta severo” da Defesa Civil do Estado de São Paulo foi disparado. A mensagem foi enviada aos celulares por georreferenciamento às 18h17 de terça-feira.
O alerta preventivo foi prorrogado pela Defesa Civil até dia 4 de fevereiro, por conta da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no estado de São Paulo, a partir desta quarta-feira (29).
O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias. As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.
Recomendações à população
A Defesa Civil também enfatiza a necessidade da população ficar atenta e adotar medidas de segurança durante este período de chuvas. Entre as principais orientações estão:
Evitar transitar por locais alagados;
Monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
Manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes;
Buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.
Riscos e medidas preventivas
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias