28 de dezembro de 2024

Caso Nayara Vit: empresário é absolvido do assassinato de brasileira morta ao cair de prédio no Chile

Tribunal Oral de Santiago decidiu pela absolvição de empresário chileno, que estava preso há mais de um ano. Família da modelo, morta em 2021, vai recorrer da decisão. Fantástico: família contratou a própria investigação à época sobre o caso
A Justiça do Chile absolveu o empresário Rodrigo Del Valle Mijac, ex-namorado acusado do assassinato da modelo Nayara Vit, morta em 2021 em Santiago, capital do país. A brasileira caiu do 12º andar do prédio onde estava com o suspeito.
De acordo com informações da família da brasileira e da imprensa do país, a decisão foi tomada pelo Tribunal Oral de Santiago. O empresário chegou a ter a palavra durante o julgamento, mas permaneceu calado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O Ministério Público do Chile pedia a condenação de Rodrigo a uma pena de 20 anos, tese não acatada pela corte. A mãe de Nayara, Eliane Marcos Vit, informou ao g1 que vê a absolvição com tristeza e indignação e que pretende recorrer à Suprema Corte pedindo a anulação do julgamento.
“Dia 15 julho está marcada audiência de leitura da sentença. Após essa audiência o Ministério Público tem 10 dias para recorrer. Vamos recorrer a Suprema Corte pedindo anulação do julgamento. Foram 2×1. Se necessário recorreremos as Cortes Internacionais”, disse Eliane, que mora em Santa Catarina.
Ela completa ainda que o placar divergente entre os magistrados podem embasar a reversão do resultado.
“Estive durante 45 dias acompanhando o julgamento, foram ouvidas mais de 100 testemunhas e mais de 50 peritos. A acusação estava bem embasada, estávamos todos confiantes. Foram 2×1, sendo que os votos pela absolvição tiveram um argumento frágil, falta de provas. Já que para 1 juíza havia provas contundentes da participação do acusado na morte da Nayara”, completou.
Eliane Vit é mãe de Nayara e mora em Porto União (SC)
Eliane Vit/Arquivo Pessoal
Rodrigo estava preso preventivamente desde abril de 2023, detenção ocorrida 1 ano e 9 meses após a morte. O g1 tenta localizar a defesa do empresário.
O julgamento ocorrido em 25 de junho teve ampla cobertura da imprensa chilena. Nayara atuou na TV chilena e era considerada uma celebridade na capital. Nas redes sociais, na época, a modelo tinha mais de 24 mil seguidores.
Nayara Vit morreu no dia 8 de junho no Chile
Redes Sociais/Reprodução
Morte após queda de prédio
Nayara caiu do prédio onde morava, em uma área nobre de Santiago. Segundo o irmão, Nayara chegou a ser socorrida mas não resistiu aos ferimentos. Ela estava no apartamento com o então namorado e a filha, na época com 4 anos (fruto de outro relacionamento). A babá da criança também estava no local.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Chile, o crime aconteceu por volta das 23h de 7 de julho de 2021. A modelo chegou em casa e houve uma discussão com o empresário.
Em seguida, ele a agrediu fisicamente, ocasionando uma fratura na mão esquerda dela. A modelo grita por ajuda e o empresário, então, a sufoca e a joga de um dos terraços do prédio.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias