Estado teve 1.174 casos confirmados no período, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Pelo menos 17.810 doses da vacina contra a doença foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue, Zika e febre amarela
Freepik
Os casos de dengue no Acre aumentaram 359,7%, nas 9 primeiras semanas de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Dos 22 municípios do Acre, 21 apresentaram casos de dengue neste ano. As informações foram divulgadas no último boletim das arboviroses no Acre.
De acordo com a Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre), 1.174 casos da doença foram confirmados até o dia o último dia 5 de março. O número de casos prováveis foi de 6.510 somente neste ano. Em 2023 no mesmo período foram registrados um total de 1.416 casos prováveis.
Pelo menos 17.810 doses da vacina contra a doença foram enviadas pelo Ministério da Saúde e chegaram ao estado no dia 13 de fevereiro deste ano. Inicialmente a vacina seria disponibilizada apenas para crianças de 10 e 11 anos, porém posteriormente foi ampliada a vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
LEIA MAIS
Vacina contra dengue é ampliada para adolescentes de até 14 anos em seis cidades do Acre
Acre tem mais de 3,8 mil casos prováveis de dengue, aponta Ministério da Saúde
Entenda os sintomas da dengue e quais medicamentos devem ser evitados em caso de suspeita da doença
Vacinação
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A faixa etária do público-alvo no primeiro momento havia sido escolhida pois concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
Veja onde a vacina está disponível nos municípios do Acre:
Acrelândia: UBS Norton Vitorino
Bujari: UBS Raimunda Porfírio
Jordão: UBS Antonio Rodrigues Dourado
Plácido de Castro: UBS João de Deus
Capixaba: Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro
Senador Guiomard: UBS Maria do Socorro
Manoel Urbano: UBS Inácio Ribeiro
Santa Rosa: UBS Paulo Alcione Marques
Rio Branco:
Crie
Policlínica Barral y Barral
Urap Eduardo Assmar
Porto Acre:
Sede: UBS Maria Soledade Soares Gadelha
Vila Incra: UBS Raimunda Bitencount
Vila DO V: UBS Ilda Barbosa de Souza
Tocantins: UBS Álvaro Araújo Nobre
Vila Caquetá: UBS Daniel Gledsom Lucena
Dengue
Dores de cabeça, no corpo, mal-estar. Esses sintomas estão entre os que costumam ser associados de imediato à dengue. Porém, a doença não se resume a essas manifestações, já que pode se apresentar em formas mais graves.
Sintomas de dengue
Arte g1
A febre é o primeiro sintoma a se manifestar, e, geralmente, permanece acima de 38ºC. Infectologistas destacam que, após a picada do mosquito, os sintomas aparecem entre 2 a 10 dias. Alguns pacientes apresentam mais ou menos sintomas.
Também ocorre dor de cabeça, cansaço, dor nos músculos (mialgia), dor nas articulações (artralgia), dor atrás dos olhos (retro-orbitária) e vermelhidão na pele (exantema) com ou sem coceira (prurido). O paciente também pode apresentar náuseas, vômito e diarreia.
Como evitar a dengue?
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Como saber se você está com dengue e se é grave
VÍDEOS: g1