O cavalo é um animal que foi adaptado para correr e interagir com o ser humano em diversas atividades. Ficar preso, em lugar fechado, pode trazer riscos à sua saúde. Cavalo que fica entediado pode ter problemas de saúde
Reprodução/TV TEM
Você já ouviu falar de cavalo entediado? Pois é, acontece, e o criador precisa se preocupar com isso. Quando não está bem, o animal dá sinais, e o melhor é se antecipar, criando um jeito de evitar o problema.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Em um haras de Araçatuba (SP), os cavalos permanecem nas baias apenas durante uma parte do dia. Eles são soltos no pasto bem cedo, onde podem se locomover à vontade. Isso faz parte de uma estratégia para evitar uma rotina que possa deixar o animal ocioso.
No local, existem cerca de 40 animais. Alguns deles pertencem a Adriano Carani, que cria equinos há mais de quatro décadas. Já outros, são de clientes que alugam o espaço. De acordo com ele, os bichos não se acostumam com locais fechados.
“Tem cavalo que não aguenta ficar trancado. Eles querem correr, ficam estressados. Um dos motivos de termos cavalos calmos é porque eles ficam livres. Correm a hora que quiser, mas cada treinador e cada rancho tem o seu sistema”, conta.
A veterinária Marina Carani explica que o comportamento pode fazer com que os cavalos tenham aerofagia, que é o ato de engolir o ar.
“O cavalo é um animal muito brincalhão. Ele gosta de interagir, se ele não tiver isso, ele definitivamente vai ficar mais estressado, mais agitado. Um cavalo ocioso vai fazer com que ele desenvolva síndromes de estresse, como a aerofagia”, explica.
Veja a reportagem exibida no programa em 16/06/2024:
Cavalo que fica entediado pode ter problemas de saúde
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo