Animal foi encontrado magro e com desidratação severa. Ele tem recebido atendimento e apresentou estabilidade na manhã desta sexta (28), afirmou prefeitura local. Cavalo é encontrado magro e desidratado em Cordeirópolis (SP).
Danilo Garcia
Um cavalo vítima de maus-tratos foi resgatado após 20 horas de operação na noite de terça-feira (25) em Cordeirópolis (SP) e apresentou estado estável na manhã desta sexta-feira (28). As informações são da prefeitura de Cordeirópolis, que tem mantido o animal em uma baia com equipes de cuidado.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O cavalo foi batizado de Nestor. Segundo a prefeitura, ele tem entre oito e 10 anos. Ele foi encontrado magro, debilitado e com sinais de desidratação severa pelas equipes da Defesa Civil, de uma empresa terceirizada e do Bem-Estar Animal, que realizaram o resgate.
O Bem-Estar, vinculado à prefeitura de Cordeirópolis, foi até o local após receber uma denúncia de que havia um cavalo caído atrás do estacionamento de uma cerâmica.
As equipes usaram uma empilhadeira para que ele ficasse de pé e pudesse se alimentar. A operação começou por volta das 19h de terça-feira e só foi concluída às 16h30 de quarta-feira (26). Além dos medicamentos e alimentação, foram utilizados cerca de 50 litros de soro para reabilitar o cavalo.
Durante a madrugada, o animal voltou a piorar e na manhã de quarta (26), a equipe realizou novos procedimentos para reverter o quadro.
O Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Cordeirópolis tem trabalhado na identificação do tutor do cavalo, que pode responder por maus-tratos.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba