12 de janeiro de 2025

Ceará tem 52 açudes sangrando e acumulado está próximo de atingir 50% da capacidade

Os últimos dois reservatórios que atingiram 100% de sua capacidade foram o Araras, em Varjota, e Mundaú, em Uruburetama. Açude Araras, em Varjota, atinge sua capacidade máxima no Ceará
O Ceará tem 52 açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os últimos dois reservatórios que atingiram 100% de sua capacidade foram o Araras, em Varjota, e Mundaú, em Uruburetama. Ambos na Região Norte.
Segundo a Cogerh, 16 reservatórios estão com mais de 90% de sua capacidade total. Hoje, o estado tem um aporte total de 9 bilhões de metros cúbicos aos reservatórios em 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh está próximo de atingir 50% de sua capacidade. Caso isso ocorra, pode superar o acumulado de 2023, que alcançou 51% das reservas hídricas. “Estamos nos aproximando dos números do ano passado, faltando um mês e meio para o fim da quadra chuvosa”, comparou Tércio Tavares, diretor de operações da Cogerh.
No entanto, na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, o cenário é diferente, com pouco mais de 20% de reservas hídricas e alguns açudes secos. “Isso reflete nossa característica de chuvas irregulares no tempo e no espaço”, explicou Tércio. Trinta e um reservatórios registram menos de 30% de sua capacidade total.
Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh, comemora a boa recarga dos açudes, mas enfatiza a necessidade de aguardar o período de chuvas de abril e maio para fazer uma avaliação mais precisa. “Até lá, é importante lembrar do uso cauteloso e prudente da água, pois vivemos em uma região semiárida e não podemos ter certeza de como será a próxima quadra chuvosa”, concluiu Tércio.
Situação dos principais açudes
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 25% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 52%. Já o Banabuiú se encontra com 37%.
Açude Araras, em Varjota, na Região Norte.
Fábio Dourado
Lista de açudes sangrando:
Acarape do Meio
Acaraú Mirim
Angicos
Aracoiaba
Araras
Arrebita
Batente
Caldeirões
Carmina
Catucinzenta
Cauhipe
Caxitoré
Desterro
Diamante
Diamantino II
Do Batalhão
Edson Queiroz
Ema
Fogareiro
Forquilha
Frios
Gameleira
Gangorra
Gerardo
Atimbone
Germinal
Itapajé
Itapebussu
Itaúna
Jenipapo
Jerimum
Mundaú
Missi
Pacajus
Patos
Poço do Barro
Poço Verde
Quandú
Quixeramobim
Rosário
Santa Maria de Aracatiaçu
Santo Antônio de Aracatiaçu
São Domingos
São José I
São Mateus
São Pedro
Timbaúba
São Vicente
Sobral
Sucesso
Tejuçuoca
Tijuquinha
Tucunduba
Umari
Várzea da Volta
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias