19 de janeiro de 2025

Celular, relógio e fones: veja o que é e não é permitido no ‘Enem dos concursos’

Exames serão aplicados em 228 cidades neste domingo (5), de manhã e à tarde. Inédito, o Concurso Unificado Nacional (CNU) vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Seis coisas que você precisa saber antes de fazer o ‘Enem dos concursos’
As provas do “Enem dos concursos” serão aplicadas neste domingo (5) em 228 cidades do país. Os candidatos precisam seguir diversas regras por questões de segurança, além de estarem proibidos de levar alguns itens, por questão de segurança.
Veja as principais orientações para a prova do ‘Enem dos Concursos’
Arte g1/Wagner Magalhaes
Entenda as regras em mais detalhes:
✍️ NÃO ERRE NA CANETA: só será aceito um único tipo de caneta: de tinta preta, feita de material transparente. Vale a pena levar mais de uma, como reserva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp.
🤳E O CELULAR? O candidato poderá entrar com o celular, mas, na sala de prova, o aparelho deverá permanecer desligado e dentro de um porta-objetos que será fornecido pela organização. Não se esqueça de desativar eventuais alarmes.
Esses envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas. Eles ficarão guardados embaixo da carteira.
Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e estarem do lado de fora dos locais de aplicação.
🚫 Estão proibidos relógios, óculos escuros e quaisquer acessórios de chapelaria, como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.
Segurança para ‘Enem dos concursos’ terá exame grafológico e centrais usadas na Copa
📝CADERNO DE PROVAS NÃO SAI : diferente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Concurso Nacional Unificado não será permitido sair com o caderno de provas. E nem com nenhuma folha de papel com anotações.
O governo promete publicar os cadernos a partir das 20h (horário de Brasília) do domingo. E o gabarito oficial será divulgado na terça (7).
📲 RG DIGITAL PODE? Se o candidato quiser levar o documento de identidade de forma digital, deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala.
Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente.
Não é obrigatório estar com o cartão de confirmação de inscrição no dia da prova, mas o Ministério da Gestão, responsável pelo concurso, recomenda que ele seja impresso e seja levado. Ali está, por exemplo, o endereço do local de prova.
👕O QUE VESTIR : de acordo com o ministério, é preferível usar roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação e a pessoa ficará sentada por um longo período de tempo. Além disso, diversos estados enfrentam uma onda de calor.
⚠️O QUE PODE ELIMINAR : conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como:
Microcomputadores portáteis e/ou similares.
Telefones celulares;
Relógios de qualquer natureza;
Chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
Fones de ouvido;
Mp3 player e(ou) similar;
Pendrive;
Gravadores;
Agendas eletrônicas e(ou) similares;
⏰ Também não serão tolerados atrasos. Então, fique atento aos horários e estude, com antecedência, como chegar ao local da prova.
Os candidatos vão realizar os exames em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30 e, no período da tarde, às 13h. Todo o cronograma segue o horário de Brasília (veja os detalhes abaixo).
É obrigatório permanecer pelo menos 2 horas na sala, em cada período.

🪪 Cartão de confirmação
💻 COMO ACESSAR – Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato (veja o passo a passo).
O documento também tem informações como número definitivo da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.
Após emitir o cartão, os candidatos devem conferir se o município que indicaram no ato da inscrição, para participarem da prova, está correto, alerta Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso.
“Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante, é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, afirma. O telefone é o 0800 701 2028.
Desde o dia 9 de fevereiro, no entanto, não é mais permitido mudar o município de realização do exame. “O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição”, reforça o coordenador.
Veja o passo a passo para emitir o cartão de confirmação do ‘Enem dos concursos’
Veronica Medeiros/Arte g1
📍Locais de provas
As pessoas foram distribuídas em 3.665 locais de prova, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição (veja no mapa abaixo). Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde moram.
Ao todo, haverá 75.730 salas para aplicação do exame.

A
❓Canal de dúvidas
O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.
Veja mais em:

Mais Notícias