Chuva intensa coloca cidades sob alerta. Previsão é de chuva para os próximos dias. Cemaden emite alerta para risco de deslizamentos em Atibaia, Campos do Jordão, São José e São Sebastião
TV Vanguada/Reprodução
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) colocou ao menos quatro cidades do Vale do Paraíba e região em estado de alerta para possíveis riscos de deslizamentos de terra devido às chuvas.
Segundo o balanço emitido pelo órgão, há pelo menos 45 pontos de atenção em todo o Estado de São Paulo, com riscos de deslizamento. Na região, o Cemaden alertou as cidades de São José dos Campos, Atibaia, Campos do Jordão e São Sebastião.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em todas as cidades, o alerta emitido pelo Cemaden é moderado. Campos do Jordão foi a primeira a receber o aviso, na manhã desta quinta (26). São José dos Campos e Atibaia foram as outras cidades que receberam o alerta ainda nesta quinta, mas à tarde.
São Sebastião, por sua vez, recebeu o alerta na madrugada desta sexta-feira (27).
Cidades da região têm altos acumulados de chuva
Previsão de chuva
Os últimos dias de 2024 devem ser marcados por pancadas de chuva no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou no país na quinta-feira (26) deve trazer muita chuva para as áreas entre a Amazônia e o Sudeste ao menos até o dia 30.
➡️ A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina