Segunda edição da programação que antecede o evento teve a abertura com a subida dos mastros do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade neste domingo (24). Ciclo do marabaixo segue até o mês de junho em Macapá
Rafael Aleixo/g1
As celebrações da segunda edição da Central do Ciclo do Marabaixo no Amapá, acontecem neste sábado (30), chamado de ‘Sábado de aleluia’, e seguem até o dia 2 de junho, no ‘Domingo do Senhor’. Evento acontece no Centro de Cultura Negra, no bairro do Julião Ramos, em Macapá.
A programação que antecede a principal comemoração aconteceu neste domingo (24) e seguiu na segunda-feira (25), e foi marcada com a subida dos mastros do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade ao som dos batuques e rufar dos tambores.
Subida dos mastros aconteceu neste domingo (24)
Jorge Junior/GEA
No evento, é contada a história dos seis barracões que mantêm a tradição secular do Ciclo do Marabaixo. Além da explicação de outras histórias que fazem parte da cultura amapaense e outros elementos da cultura negra, como a gengibirra e o “cozidão”.
Também é feita a venda de diversos artesanato e bebidas, além de manifestações de religiosidade, shows e rodas de marabaixo.
Esta programação é promovida pela coordenadoria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Marabaixo em parceria com a União dos Negros do Amapá (UNA) e apoio do senador Randolfe Rodrigues.
A secretária da cultura do estado, Clícia Di Miceli, disse que este espaço religioso é um meio didático de afirmar a resistência do povo negro.
“Precisamos conhecer a nossa cultura e a Central do Marabaixo é um espaço que propõe isso de forma didática, com uma política afirmativa para o povo negro e de resistência, perpetuação da história e tradição, então é um local onde todos são bem vindos para aprender, participar e viver a história”, disse a secretária.
Serviço
Central do ciclo do Marabaixo
Local: Centro de Cultura Negra, no bairro do Julião Ramos
Dia: 30 de março (demais datas ainda serão divulgadas pelo governo do Estado)
Hora: a partir das 16h
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: