18 de novembro de 2024

Centro de Artes Visuais Cândido Portinari passa por vistoria técnica antes de inauguração, em Macapá

Espaço vai ser inaugurado nesta terça-feira (20), após 16 anos em reforma. A obra passou por duas gestões e três serviços suspensos por conta de repasse. Centro de artes será entregue nesta terça-feira (16)
Isadora Pereira/g1
O Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, localizado na zona Sul de Macapá, vai ser inaugurado nesta terça-feira (20), por isso, nesta sexta-feira (16) o local passou por uma vistoria técnica. O espaço estava há 16 anos em reforma e funcionava em um prédio provisório.
O edifício que vai ser entregue passou por duas gestões e teve três serviços de retomada das obras suspensos por conta de repasse. De acordo com o governo estadual, o investimento na obra chega ao total de R$ 5.131.767,08 milhões.
Estrutura da escola foi ampliada
Isadora Pereira/g1
O William Cruz, já foi estudante da escola e fez parte da vistoria técnica nesta sexta-feira, ele contou ao g1 que o espaço é essencial para a expressão dos novos artistas.
“Eu estou feliz por estar aqui como artista, já formado, e dedico e tenho uma grande gratidão a essa instituição, a todos os professores, antigos e novos professores e é uma honra estar aqui e participar desse movimento que é muito importante para nós artistas”, disse o artista.
William Cruz, antigo estudante da escola de artes
Isadora Pereira/g1
A escola foi fundada pelo artista plástico R. Peixe, o neto dele, Beto Peixe, conta que a revitalização valoriza a história familiar na arte e o patrimônio cultural.
“A arte foi repassada pelo meu avô para o meu pai, e após o falecimento do meu pai eu comecei a pintar e não consigo parar mais. Porque é uma coisa que quando tu vê, tu tá ali pintando, sentado na frente do cavalete e nos engrandece, porque tá no sangue. Eu me sinto muito realizado e feliz hoje de ver o centro sendo devolvido para a sociedade amapaense, principalmente para quem gosta das artes”, contou
Bento Peixe, neto do fundador da escola de artes
Isadora Pereira/g1
Novo prédio
A estrutura foi ampliada e readequada por conta de antigos materiais e estruturas que ficaram comprometidas com o tempo. O centro conta com toda a substituição da rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária e forro em PVC.
As paredes receberam pintura e a iluminação em LED, além de pisos com acessibilidade, contrapiso, revestimento cerâmico em áreas molhadas, saídas de emergência, rodapé, portas e janelas em material composto de alumínio além de um novo laboratório.
Hall de entrada da escola de artes
Isadora Pereira/g1
David Covre, secretário de infraestrutura do Amapá, destaca que o espaço foi entregue nas cores cinza e branco para que os artistas e professores possam expressar diversos movimentos artísticos.
“Entregamos ela com uma cor neutra, completamente branca e cinza e os próprios professores, artistas e alunos vão se encarregar de nos próximos dias, até o final do ano, de ir incrementando na escola a arte. Então certamente ela vai falar muito da regionalidade, certamente ela vai falar muito do Amapá e de todas as particularidades da nossa região”, disse.
O governador do estado, Clécio Luís, contou que a entrega é significativa para a memória do Amapá , valorizando o local que criou gerações de artistas plásticos.
“Essa escola formou todas as gerações de artistas plásticos do Amapá desde a década de 60. Essa escola foi concebida pelo artista plástico R. Peixe, que é a maior referência das artes tratou um período muito importante da história do território federal da Amapá e carrega a nossa história quanto amapaenses”, contou.
Espaço conta com AEE
Isadora Pereira/g1
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias