23 de outubro de 2024

Centro Histórico é região que mais concentra furtos de veículos em Londrina; saiba horários e dias com mais ocorrências

Balanço da Secretaria de Estado de Segurança considera ocorrências de janeiro a agosto. Polícia afirma que todos os casos estão sendo investigados. ID:13026890
O Centro Histórico de Londrina, onde estão lugares conhecidos da cidade como a Catedral Metropolitana, a Biblioteca Pública Municipal e o Bosque Central, é a região que mais concentrou furtos de veículos na cidade.
É o que mostra o balanço mais atualizado da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). De acordo com os dados, nos oito primeiros meses do ano, Londrina teve uma média de ao menos um veículo furtado por dia.
✅Siga o canal do g1 Londrina no WhatsApp
✅Siga o canal do g1 PR no Telegram
O levantamento mostra que, das 340 ocorrências registradas no período, 60 foram no Centro Histórico – 25 a mais que o segundo bairro, a Gleba Palhano, na zona sul. Veja a lista abaixo:
Centro Histórico – 60 furtos
Gleba Palhano – 35 furtos
Cinco Conjuntos – 26 furtos
Guanabara – 11 furtos
Leonor – 11 furtos
Vila Nova – 11 furtos
Vila Fraternidade – 9 furtos
Antares – 8 furtos
Bandeirantes – 8 furtos
Coliseu – 8 furtos
Para a presidente da Concha Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico, Iara Franco Coutinho Hernandes, quem mora na área convive há anos com a insegurança.
“Temos cobrado a Polícia Militar e a Guarda Municipal para que sejam mais presentes. Vemos muito tráfico, suspeitos passando e fugindo assim que aparece uma viatura. E não é só o furto de carro, moto que acontece com frequência, mas outros crimes também. A região está degradada e afastando quem gostaria de morar por aqui”, avaliou.
Parte do Centro Histórico de Londrina (PR)
Reprodução/RPC
Horas mais perigosas
O período em que houve mais furtos de veículos este ano em Londrina é entre 18h e 0h. Dos 340 furtos, 123 aconteceram entre o começo da noite e início da madrugada, ou seja, 36% do total. Veja mais detalhes do levantamento da Sesp:
das 12h às 18h: 99 furtos;
das 6h às 12h: 67 furtos;
das 0h às 6h: 51 furtos.
Os números correspondem a boletins de ocorrências formalizados na polícia. A polícia garantiu que todos os furtos são investigados e monitorados. Leia mais abaixo.
Dias mais comuns
Câmera flagrou furto de carro em Londrina
Divulgação
As estatísticas da Secretaria de Segurança Pública também mostram os dias que os furtos de veículos acontecem com mais frequência.
Dos 123 furtos entre 18h e 0h, a maioria foi no sábado à noite. Veja abaixo:
Sábado à noite – 22 veículos furtados
Quinta à noite – 19
Segunda à noite – 17
Domingo à noite – 17
Sextas, quartas e terças à noite – 16 em cada dia
O que a polícia diz?
A Polícia Civil afirmou, em nota, que “todas as ocorrências de furtos de veículos na cidade de Londrina estão sendo te investigadas e monitoradas, com o objetivo de esclarecer cada caso, identificar os responsáveis e desarticular criminosos”.
Segundo a polícia, “algumas investigações têm revelado indícios da atuação de associações criminosas especializadas neste tipo de crime. A Polícia Civil segue empenhada em desarticular essas organizações e intensificar as ações de repressão e prevenção”.
O g1 procurou o 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na maioria dos bairros com mais furtos de veículos, como o Centro Histórico, mas o órgão não quis se manifestar.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou, também em nota, que “desencadeou operações de crimes como furtos e roubos nos últimos meses, todos com o intuito de combater a criminalidade e garantir a segurança dos paranaenses”.
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Norte e Noroeste.

Mais Notícias