17 de outubro de 2024

Centro que abrigará a obra de um dos maiores religiosos do Brasil começa a ser construído no Recife

A nova área fica dentro do Instituto Dom Hélder Câmara, no centro da cidade. A reforma está bem no início, na fase de preparação do solo. Centro que abrigará a obra de um dos maiores religiosos do Brasil começa a ser construído no Recife
Reprodução/TV Globo
Começou no Recife a construção de um centro que vai abrigar a obra de um dos grandes defensores dos direitos humanos no país.
A nova área fica dentro do Instituto Dom Hélder Câmara, no centro do Recife. A reforma está bem no início, na fase de preparação do solo.
O projeto é antigo: disponibilizar para o público todo o acervo produzido pelo religioso.
“Esse terrenozinho foi adquirido por Dom Hélder bem antes dele falecer. Esse terreno já estava comprado com essa destinação”, diz Vanda Araújo, presidente do Conselho do IDHEC.
Centro que abrigará a obra de um dos maiores religiosos do Brasil começa a ser construído no Recife
Reprodução/TV Globo
Dom Hélder Câmara nasceu no Ceará e seguiu a vocação em Pernambuco. Ficou conhecido internacionalmente como “Dom da Paz” pela defesa dos direitos humanos e da democracia. Morreu aos 90 anos, em 1999.
Ele era incansável. Deixou mais de 200 mil escritos, entre contos, orações e cartas. Todo esse acervo está hoje em uma universidade porque, em 2020, o prédio do Instituto Dom Hélder Câmara foi invadido.
Na época, os bandidos levaram computadores, mas não mexeram nos documentos. Agora, a equipe de arquivistas se prepara para trazer tudo de volta ao lugar que Dom Hélder idealizou, atrás da igreja onde ele pregou e serviu os pobres durante 31 anos.
“A gente faz desde a mínima higienização, catalogação, indexação e também o passo de acondicionamento desse acervo. Colocar esse acervo devidamente acondicionado pra gente dar uma vida útil cada vez mais a esse material”, destaca Filipe Xavier, historiador do IDHEC.
A diretoria do instituto informou que esta obra só está saindo do papel por causa de uma doação internacional. Mas a conclusão vai depender da ajuda dos fiéis.
Centro que abrigará a obra de um dos maiores religiosos do Brasil começa a ser construído no Recife
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
25 anos sem Dom Helder Câmara: relembre a trajetória do líder religioso, marcada pela caridade e luta por direitos humanos
Processo de beatificação do Padre João Maria será enviado a Roma pela Arquidiocese de Natal

Mais Notícias