5 de janeiro de 2025

Cerca de 80 guardas municipais armados devem atuar no Réveillon de Macapá 


Além disso, a prefeitura informou que cinco viaturas estão fazendo rondas no centro comercial desde o último dia 9 de dezembro. Ônibus de videomonitoramento e totens de seguranças também serão usados. Cerca de 80 guardas municipais devem atuar no Réveillon da cidade
Prefeitura de Macapá/Divulgação
A Prefeitura de Macapá divulgou que cerca de 80 guardas municipais armados devem atuar na segurança do Réveillon da Cidade, que ocorre nos dias 30 e 31 de dezembro, na Praça Jacy Barata Jucá, na área central da capital.
O uso do armamento é autorizado pela gestão municipal após um reforço disponibilizado nos últimos meses.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Além desses profissionais, desde o último dia 9 de dezembro cinco viaturas estão fazendo rondas no centro comercial, das 9h às 19h. O esquema de segurança conta também com um ônibus de videomonitoramento e dez totens de segurança, espalhados pela cidade. 
Sobre o toten de segurança 
Os dispositivos foram colocados em pontos estratégicos da cidade, como na praça Jacy Barata Jucá. A ideia é formar um cerco inteligente e ampliar a vigilância em Macapá. Os totens possuem:
Blindagem: proteção contra vandalismo e impactos externos.
Sirene e giroflex: alertas sonoros e luminosos que podem ser acionados para chamar a atenção em situações de emergência.
Anti-chama: sistema de proteção contra incêndios.
Anti-trote: mecanismo que identifica e bloqueia chamadas falsas, evitando desperdício de recursos.
Reconhecimento facial: tecnologia que identifica pessoas e auxilia na localização de indivíduos procurados ou desaparecidos.
Botão de emergência: permite que qualquer cidadão acione ajuda imediatamente em situações de urgência, reduzindo o tempo de resposta.
Análise Inteligente de Vídeo: com tecnologia para detecção de aglomeração de pessoas, identificação de invasões e circulação em áreas proibidas ou restritas. Inclui também funcionalidades para contagem de pessoas e objetos, controle de direção e software de gestão de ocorrências. 
O comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Mauro Dias, destacou que para um bom funcionamento do evento, é importante que a população curta o evento de maneira segura. 
“Teremos guardas à disposição da comunidade durante todos os eventos, do início ao fim. Pedimos que todos sigam as orientações de segurança e mantenham um comportamento responsável, sem abrir espaço para incidentes”, afirmou Mauro.
Nomes como Nattanzinho Lima, Calcinha Preta, Viviane Batidão e a aparelhagem Rubi, estão confirmadas no Réveillon da cidade. 
Veja na matéria abaixo as programações gratuitas confirmadas no Amapá:
Réveillon 2025: acompanhe a agenda de shows de fim de ano no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias