8 de janeiro de 2025

Chances de Fernanda Torres no Oscar aumentam depois de vitória no Globo de Ouro, segundo especialistas


Veículos de Hollywood, como ‘Vanity Fair’ e Deadline, acham que troféu da brasileira vai incentivar membros da Academia a verem ‘Ainda estou aqui’. Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de melhor atriz de drama
Mario Anzuoni/Reuters
As chances de Fernanda Torres conseguir uma indicação ao Oscar de melhor atriz aumentaram após a vitória na categoria de melhor atriz de drama no Globo de Ouro 2025, neste domingo (5), de acordo com grande parte dos veículos especializados de Hollywood.
A vitória por sua atuação em “Ainda estou aqui”, a primeira do Brasil em uma categoria de atuação, acontece 26 anos depois que sua mãe, Fernanda Montenegro, recebeu uma indicação na mesma categoria por “Central do Brasil” (1998). Em seu discurso, ela agradeceu a mãe.
Para o site Deadline (que pertence ao grupo dono do Globo de Ouro) e a revista “Vanity Fair”, o prêmio de Fernanda vai motivar membros da Academia de Cinema americana, que votam no Oscar, a pelo menos assistir ao filme brasileiro antes do início da votação, nesta quarta-feira (8).
Os indicados do Oscar 2025 são anunciados no próximo dia 17.
“Torres entrega uma atuação borbulhante, mas corria o risco de ficar de fora da consideração se poucas pessoas vissem seu filme. Vê-la aceita o Globo (de Ouro) vai encorajar votantes da Academia a procurarem o filme”, afirmou a revista.
Mesmo assim, a publicação lembra que “os grupos votantes do Globo de Ouro e do Oscar são muito diferentes”. “O primeiro é formado por 300 jornalistas, muitos espalhados pelo mundo. O segundo é constituído por 9.905 votantes, que trabalham na indústria como executivos, atores, equipes, cineastas e mais.”
Para o Deadline, Fernanda se junta à vencedora da categoria de atuação feminina em comédia ou musical, Demi Moore (“A substância”), como forças a serem reconhecidas agora.
“Moore e Torres são aquelas a serem observadas agora com um verdadeiro impulso, e por isso elas podem agradecer ao Globo (de ouro).”
A revista “Entertainment Weekly” colocou — de forma bem confusa, é verdade — a dupla como as novas favoritas da categoria.
“A atuação de Moore em ‘A substância’ gerou as melhores críticas da carreira desse ícone de Hollywood, que agora vai encarar de frente a a vencedora surpresa de ‘Ainda estou aqui’ Fernanda Torres nas cédulas do Oscar”, disse a “EW” (que errou ao falar que a brasileira ganhou em musical ou comédia).
“Torres superou a competição forte de (Angelina) Jolie, de ‘Maria Callas’, e Nicole Kidman, de ‘Babygirl’, para se tornar uma nova líder em uma categoria lotada.”
A revista “Hollywood Reporter” também destacou a vitória de Fernanda sobre uma concorrência de primeiro escalão.
“Torres tem sido há tempos uma favorita entre cinéfilos do Twitter, mas é interessante ver provas de votos de verdade para sua excelente atuação em português.”
Já a “Variety” falou sobre a vitória da brasileira como a grande surpresa da noite. “A vitória dá a Torres um impulso vital em uma categoria na qual é conhecidamente difícil para que atores internacionais consigam atenção. Mesmo assim, a corrida geral do Oscar de melhor atriz continua bem cheia.”
Entre as previsões de cinco veículos especializados que o g1 acompanha desde dezembro, as chances de Fernanda não mudaram depois da vitória — mas é possível que as coisas melhorem, já que nem todos atualizaram suas análises após o domingo.

Já na categoria de melhor filme internacional, o reconhecimento de Fernanda até pode ajudar, mas não deve alterar muita coisa. “Ainda estou aqui” tinha presença quase garantida entre os indicados de qualquer forma, mas seu caminho até uma vitória é bem improvável.
Afinal, o grande favorito na categoria é o francês “Emilia Pérez”, que não só tem tudo para conseguir uma indicação a melhor filme geral, mas também foi um dos grandes vencedores do Globo de Ouro (melhor filme de comédia ou musical, melhor filme em língua não inglesa, melhor atriz coadjuvante e melhor canção original).

Mais Notícias