O Globo Repórter realizou uma expedição pelo Cariri cearesente, considerada um grande museu a céu aberto. Na região, está a Chapada do Araripe, candidata ao título de patrimônio natural e cultural da humanidade. Fósseis descobertos no Cariri ajudam a entender a evolução da vida no planeta
O Globo Repórter desta sexta-feira (22) realizou uma expedição pela região do Cariri cearense, considerada um grande museu a céu aberto. Nessa região, está a Chapada do Araripe que é candidata ao título de patrimônio natural e cultural da humanidade.
Os paleontólogos consideram o Cariri um dos melhores lugares do mundo para a descoberta de fósseis incrivelmente preservados.
A área tem uma história de mais de cem milhões de anos que se revela, com frequência, nas rochas espalhadas por toda a região, que guardam tesouros que ajudam a entender a evolução da vida no planeta (veja no vídeo acima).
“Quando você fala em fóssil, você pensa num osso. No Cariri, não. Você tem a asa da libélula, você tem o estômago do peixe, você tem o coração do peixe, você tem a crista do pterossauro”, diz Allysson pinheiro, diretor do Museu de paleontologia da Urca.
Parque dos Pterossauros
Fósseis descobertos no Cariri ajudam a entender a evolução da vida no planeta
Reprodução/TV Globo
Uma visita ao Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri, vale por uma expedição. Por lá, a equipe encontrou um nódulo que, ao ser quebrado, revelou um peixe totalmente preservado, sendo possível ver sua cabeça, as nadadeiras e as escamas.
“É muito importante entender que o fóssil é um patrimônio da União no Brasil. O fóssil não é meu, não é seu, é nosso”.
Museu tem um dos maiores acervos do mundo
O prédio simples do Museu de Paleontologia da Universidade regional do Cariri abriga riquezas históricas dignas dos maiores acervos do mundo.
Algumas foram parar ilegalmente em outros países e estão sendo recuperadas. Caso do Ubirajara Jubatus, uma espécie única de dinossauro devolvida ao Brasil depois de quase 30 anos na Alemanha.
Fósseis descobertos no Cariri ajudam a entender a evolução da vida no planeta
Reprodução/TV Globo
Além de sua importância histórica, os fósseis têm potencial para impulsionar o desenvolvimento regional, atraindo turismo e gerando oportunidades para a população local.
Entenda como a fé, as tradições e a natureza se misturam no Cariri (CE)
O conjunto de lugares com tesouros pré-históricos forma o geoparque Araripe: primeiro das américas, reconhecido pela Unesco há quinze anos. A preservação do passado é o que garante o futuro desta região.
“O programa Geopark é um programa de desenvolvimento regional sustentável. E a porta de entrada de um geoparque e um geossítio. E este é um sítio de valor internacional. Para você ser geoparque, você precisa envolver a sua população. Cada vez mais jovens, cada vez mais as crianças. Eles são educados a partir do seu patrimônio, a partir da valorização do patrimônio que existe no território”, explica Eduardo da Silva Guimarães, diretor Executivo do Geoparque Araripeunesco.
Fósseis descobertos no Cariri ajudam a entender a evolução da vida no planeta
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Cariri do Ceará – 22/02/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A