23 de janeiro de 2025

Chinchila, tartarugas, calopsitas, coelhos e mais animais são regatados em situação de maus tratos em Avaré; tutora foi presa


A operação envolveu o Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, na quarta-feira (22), após denúncia anônima de maus-tratos. Foram resgatados 17 animais. Uma mulher foi presa em flagrante. Polícia resgata 17 animais por maus-tratos em Avaré: uma chinchila, três tartarugas e duas calopsitas estavam entre eles
Imagens cedidas/Polícia Civil
Uma mulher, de 38 anos, foi presa em flagrante, nesta quarta-feira (22), após a Polícia Civil de Avaré (SP) resgatar 17 animais que viviam em situação de maus-tratos. Uma chinchila, três tartarugas e duas calopsitas estão entre os animais resgatados.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, a ação do Setor de Proteção Animal ocorreu em uma casa no Jardim Paraíso, após uma denúncia anônima. No local, os policiais constataram um ambiente insalubre, com forte odor.
Ao todo, foram resgatados três gatos, dois papagaios calopsitas, três coelhos, cinco cachorros, três tartarugas e uma chinchila, que estavam em situações precárias, muitos sem acesso à água e ventilação adequada, ainda conforme a polícia.
Um dos gatos estava gravemente ferido, enquanto os outros eram mantidos em um ambiente insalubre
Imagens cedidas/Polícia Civil
Um veterinário da Prefeitura de Avaré acompanhou o resgate e constatou que um dos gatos estava gravemente debilitado, sem mobilidade nas patas traseiras. Além disso, as tartarugas e os coelhos eram mantidos em espaços inadequados.
Ainda conforme a polícia, em parceria com uma ONG especializada em proteção animais, os 17 animais resgatados e receberão tratamentos adequados para cada espécie e ficarão disponíveis para adoção, posteriormente.
A proprietária da casa onde os animais foram encontrados declarou a polícia que eles pertenciam ao marido, que está viajando. Ela também confessou que não procurou assistência veterinária para o gato ferido, que estaria machucado desde domingo (19).
A mulher passou por audiência de custódia, nesta quinta-feira (23) e irá responder pelos crimes de maus-tratos de animais em liberdade. Segundo a polícia, o marido dela também será investigado.
Os animais resgatados foram encaminhados para uma ONG, onde receberão os cuidados necessários para cada espécie
Imagens cedidas/Polícia Civil
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias