26 de dezembro de 2024

Choques elétricos fizeram pelo menos 17 vítimas no Tocantins em 2024; veja os cuidados para evitar acidentes


Último acidente aconteceu em Paraíso do Tocantins, no fim de semana. Homem encostou escada de ferro em um fio de alta tensão. Rede de energia no Tocantins
Divulgação/Energisa
Acidentes com choques elétricos já mataram pelo menos 17 pessoas no Tocantins em 2024. É o que aponta o site de estatística da Secretaria de Segurança Pública (SSP), até esta segunda-feira (25). Mas esse número pode ser ainda maior, já que um homem perdeu a vida em decorrência de choque elétrico no último fim de semana e o caso foi registrado como morte acidental.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O acidente aconteceu no dia 23 de novembro, em uma cerâmica de Paraíso do Tocantins. José Rodrigues dos Santos tinha 52 anos. Conforme informou a Polícia Militar (PM), a vítima e um ajudante movimentaram uma escada de ferro e encostaram em um fio de alta tensão, momento em que receberam a descarga elétrica.
Depois do susto, José ainda teria conversado com o ajudante, mas minutos depois perdeu a consciência e caiu no chão quase sem respirar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar foram chamados e tentaram reanimar a vítima, mas José acabou não resistindo.
A SSP informou que a morte por choque em Paraíso não entrou na estatística como tendo causa o choque elétrico porque depende da forma que registrada no boletim de ocorrência. O caso de José Rodrigues entrou como morte acidental.
Dentro dos casos identificados como choque de fato, nos dados da SSP o mês com maior registro é março, com quatro mortes registradas na Polícia Civil como morte acidental – eletroplessão (choque elétrico). Neste mês, o serralheiro Romário Gomes de Azevedo, de 27 anos, morreu em uma obra de Araguaína, no norte do estado.
De forma similar à morte de José, em Paraíso, Romário arrastou um andaime de ferro e acabou tocando a rede de energia. Outro trabalhador também acabou recebendo a descarga, mas sobreviveu.
Conforme a plataforma, os meses de julho e agosto não tiveram mortes em decorrência de choque elétrico. Veja abaixo as ocorrências de 2024:
Janeiro – 1
Fevereiro – 1
Março – 4
Abril – 2
Maio – 1
Junho – 3
Julho – 0
Agosto – 0
Setembro – 2
Outubro – 1
Novembro – 2
LEIA TAMBÉM:
Homem morre após encostar escada de ferro em fio de alta tensão e levar choque
Homem tenta furtar fios de casa em construção e morre após levar choque elétrico, diz polícia
Homem leva choque e morre ao tentar instalar lustre para festa de aniversário em casa de eventos
Serralheiro morre após arrastar andaime embaixo de rede de energia e levar choque
Locais comuns de acidentes
De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, a quantidade de acidentes é preocupante. Segundos dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) divulgados pela concessionária, houve um aumento de 44% nos acidentes entre os anos de 2022 e 2023 – de 9 para 13 casos.
Mas segundo a estatística da Secretaria de Segurança Pública, foram 22 mortes por choque elétrico em 2023 e 17 em 2022.
A Associação ainda não divulgou balanço relativo a 2024, mas a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira, destacou que os locais onde os acidentes com choques elétricos são mais comuns estão dentro de casa, como com fios partidos ou sem isolamento, mau uso de geladeiras, máquina de lavar, extensão, benjamins e tomadas, além da tentativa de manutenções caseiras.
“O recomendado é que um profissional habilitado faça as melhorias ou correções necessárias em tomadas, fiação interna e nos eletrodomésticos”, explicou a coordenadora.
A combinação de água com eletricidade também está entre os maiores causadores de acidentes com eletricidade. “Usar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos com as mãos ou pés molhados, por exemplo, aumenta a chance de sofrer um acidente elétrico. Por isso, é importante tomar cuidado ao manusear qualquer aparelho que use água e energia, como a máquina de lavar roupas”, orientou.
Homem morre após levar choque elétrico em cerâmica de Paraíso do Tocantins
Veja as principais dicas de segurança para evitar acidentes domésticos com eletricidade:
Não mude a temperatura da água com o chuveiro ligado. Primeiro, feche o registro de água, depois mude a temperatura e abra o registro novamente. Caso precise trocar o chuveiro, desligue o disjuntor.
Cuidado com o uso de barbeadores elétricos, secadores, chapinhas e afins em cima da pia do banheiro. O contato com a água pode provocar curto-circuito; 
Para evitar acidentes com crianças, cubra as tomadas com protetores específicos e evite deixar muitos fios expostos. Mantenha objetos como carregadores de celular, ferro de passar e ventiladores desligados da tomada, quando não estiver em uso, e fora do alcance das crianças.
Verifique se existem tomadas sem proteção ou fios desencapados pela casa e providencie a manutenção;
Cuidado ao trocar lâmpadas – desligue o interruptor e nunca toque na parte metálica do bocal ou da rosca. Segure pelo vidro e não aplique muita força, pois ela poderá quebrar e ferir sua mão;
Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor) e procure um profissional habilitado;
Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes;
O manuseio da cerca elétrica sempre deve ser feito por um profissional capacitado. Um choque desse porte pode causar arritmia, parada respiratória e até desmaio;
Sempre desligue a máquina de lavar quando o ciclo de lavagem finalizar e precisar tirar as roupas para estender;
Confira se o carregador do seu celular é certificado e procure não mexer no aparelho quando estiver carregando. Evite carregar o celular apoiando-o sobre materiais de fácil combustão, como os sofás, camas e travesseiros. NUNCA durma com o celular sob o travesseiro ou sobre o colchão. Ao sair de casa, mesmo que o celular não esteja totalmente carregado, retire o carregador da tomada; 
Evite abrir a geladeira e o freezer de pés descalços. Procure usar calçados de borracha para manusear aparelhos ligados na tomada;
Mantenha suas instalações, plugs, fios e aparelhos elétricos em perfeitas condições.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias