Choveu 69 milímetros em Sorocaba (SP) na noite desta sexta-feira (31). Segundo a Defesa Civil, o alerta para chuvas fortes foi estendido para dia 4 de fevereiro. Trecho da Avenida XV de Agosto está interditada em Sorocaba (SP)
TV TEM/Reprodução
A forte chuva que atingiu Sorocaba (SP) na noite desta sexta-feira (31) causou alagamentos e interditou ruas e avenidas pela terceira vez em uma semana.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme apurado pela TV TEM, choveu 69 milímetros na região. Na manhã deste sábado (1º), uma parte da Avenida XV de Agosto ficou cheia de água e precisou ser interditada. Mesmo assim, motoristas se arriscaram a passar pelo local.
Motoristas se arriscaram passar com carro em avenida alagada em Sorocaba (SP) após chuva forte
TV TEM/Reprodução
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil é de que as nuvens vão continuar carregadas e a região será atingida por mais chuvas em breve.
Na terça-feira (28), a chuva causou outros transtornos para os moradores, como casas interditadas e diversos pontos com alagamentos e enxurradas. Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou mais de 70 milímetros em três horas neste dia, colocando Sorocaba na liderança entre as cidades que mais tiveram chuva em 24 horas.
Alerta da Defesa Civil
Pela primeira vez na região de Sorocaba, um “alerta severo” da Defesa Civil do Estado de São Paulo foi disparado. A mensagem foi enviada aos celulares por georreferenciamento às 18h17 de terça-feira.
O alerta preventivo foi prorrogado pela Defesa Civil até dia 4 de fevereiro, por conta da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no estado de São Paulo, a partir desta quarta-feira (29).
“Alerta severo” da Defesa Civil foi acionado para os celulares na região de Sorocaba
Moniele Nogueira/TV TEM
O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado.
A Defesa Civil também enfatiza a necessidade da população ficar atenta e adotar medidas de segurança durante este período de chuvas. Entre as principais orientações estão:
Evitar transitar por locais alagados;
Monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
Manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes;
Buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos;
Riscos e medidas preventivas.
Descarrilamento de trem
Um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem da CPTM na Grande São Paulo.
O incidente ocorreu na Linha 7-Rubi, perto da estação Botujuru, em Campo Limpo Paulista. O trem estava sem passageiros, no entanto, a circulação na linha foi paralisada entre estações Botujuru e Francisco Morato. Não há previsão para liberar o trecho.
Em nota, a CPTM informou que por conta da interrupção na circulação na Linha 7-Rubi, o Expresso Turístico, que iria para Jundiaí, foi suspenso.
Deslizamento de terra provoca descarrilamento de trem na Linha 7-Rubi da CPTM em Campo Limpo Paulista
Jairo dos Santos/Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM