3 de fevereiro de 2025

Chuva causa estragos e alagamentos nas regiões de Sorocaba e Jundiaí


Cidades do interior de São Paulo registraram pontos de alagamento e interdições. Defesa Civil renovou o alerta para chuvas intensas, estendendo até quarta-feira (5). Trecho da Avenida 15 de agosto está interditada em Sorocaba (SP)
TV TEM/Reprodução
O grande volume de chuvas que atinge a Região Metropolitana de São Paulo causa transtornos para os moradores do interior do estado. Nas regiões de Sorocaba (SP) e Jundiaí (SP), foram registrados alagamentos e interdições em diversas cidades.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Diante da situação, a Defesa Civil do Estado renovou neste domingo (2) o alerta para chuvas intensas, estendendo até quarta-feira (5). No anúncio, o órgão pede também atenção redobrada para as áreas mais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões leste e centro-oeste do estado.
Região de Sorocaba
Em Salto (SP), o nível do rio Tietê subiu e a Defesa Civil fechou o complexo turístico. Conforme o órgão, a vazão de água no local, na manhã de segunda-feira (3), chega a quase 1 mil metros cúbicos por segundo. Em dias normais, o nível fica entre 250 e 300 metros cúbicos por segundo.
O complexo turístico é um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande. Imagens de drone mostram a situação.
Funcionários de complexo de turismo de Salto (SP) registram vídeos do Rio Tietê
Associação Salto Arte/Divulgação
Já em Porto Feliz (SP), uma família precisou ser resgatada após ficar ilhada durante o temporal. Conforme apurado pela TV TEM, a família, uma mulher de 44 anos e um homem de 45, além de uma criança de cinco anos, veio de São Paulo para o interior e informou aos bombeiros que voltava de uma festa e que não conhecia a região.
O resgate ocorreu por volta de 21h. O local ficava há 600 metros do quartel do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido e a família recusou atendimento médico.
Família é resgatada após ficar ilhada durante temporal em Porto Feliz
Divulgação
Um trecho da Rodovia Raposo Tavares em Alumínio (SP) precisou ser interditado por causa de um alagamento. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), uma equipe foi acionada para realizar a drenagem da água e o trecho funcionou no sistema de Pare e Siga.
Região de Jundiaí
Em Campo Limpo Paulista (SP), um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem da CPTM. O incidente ocorreu na Linha 7-Rubi, perto da estação Botujuru. O trem estava sem passageiros. A circulação na linha foi paralisada entre estações Botujuru e Francisco Morato. Não há previsão para liberar o trecho.
Conforme a CPTM, nesta segunda-feira (3), a circulação dos trens é realizada por via única entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. Por isso, o trecho entre as estações Jundiaí e Francisco Morato é realizado com velocidade reduzida e com maiores intervalos.
Deslizamento de terra provoca descarrilamento de trem na Linha 7-Rubi da CPTM em Campo Limpo Paulista
Jairo dos Santos/Arquivo Pessoal
Em Cabreúva (SP), árvores e galhos caíram e interditaram a rodovia Vereador José de Moraes, que dá acesso ao centro da cidade. O trecho foi liberado, mas as autoridades pedem que os motoristas tenham cuidado por conta da quantidade de lama na pista.
A ponte da rua Floriano Peixoto foi interditada por causa de danos na estrutura. Equipes da prefeitura foram acionadas e trabalham para minimizar os transtornos.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias