Segundo Inmet, Catalão registrou mais de 93 milímetros de chuva em poucas horas. Prefeitura informou que equipes de engenharia foram enviadas para monitorar a estrutura das represas. Chuva derruba muros e faz represas transbordarem, em Catalão
Pelo terceiro dia consecutivo, as chuvas causaram estragos no sudoeste de Goiás. Em Catalão, três represas transbordaram após uma tempestade, segundo o Corpo de Bombeiros. A água invadiu ruas e casas, derrubou muros e deixou moradores em situação de desespero – assista ao vídeo acima.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A situação ocorreu na quarta-feira (8). À TV Anhanguera, moradores relataram que construíram muros para impedir que a água invadisse as casas. No entanto, a medida não solucionou o problema. “A água entrou por baixo, levantou todo o piso”, explicou o eletricista Gregório Neto.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Motociclista desaparece após ser arrastado por enxurrada e cair em córrego
ESTRAGOS: Chuva faz ruas virarem rios e deixa moradores ilhados em cidades de Goiás
PREVISÃO: Após temporal causar estragos, Cimehgo emite novo alerta para chuvas intensas em todas as 246 cidades de Goiás
Segundo o Corpo de Bombeiros, o transbordamento do complexo de represas do Monsenhor Souza inundou ruas sobre o aterro e vias próximas, atingindo cinco casas na Rua Porto Nacional, onde vivem 14 pessoas. Uma das casas, com cinco moradores, teve a cozinha e a área de serviço alagadas.
Chuva derruba muros e faz represas transbordarem, em Catalão, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
À TV Anhanguera, a auxiliar de cozinha Júlia de Melo descreveu o momento de desespero ao ficar ilhada em casa e sem contato com os filhos. “Fiquei desesperada, sem condições de atravessar para o outro lado. Liguei várias vezes, mas não conseguia falar com eles”, contou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou mais de 93 milímetros de chuva em poucas horas. A Prefeitura de Catalão informou que equipes de engenharia foram enviadas para monitorar a estrutura das represas e que o nível já foi estabilizado. A administração municipal também comunicou que está elaborando planos para novas obras de drenagem no bairro Monsenhor Souza, com o objetivo de prevenir futuros alagamentos – leia nota na íntegra ao final do texto.
Estragos
Chuva faz ruas virarem rios e deixa moradores ilhados em cidade em Goiás
Na última segunda-feira, em Mozarlândia, foram registrados 120 milímetros em 24 horas. Em Rio Verde, duas pessoas foram resgatadas do telhado de uma casa e outra foi retirada de uma árvore, todas cercadas por águas que atingiram até dois metros de altura, segundo os bombeiros – assista acima.
Em Mineiros, um motociclista morreu após ser arrastado pela enxurrada na Avenida José Joaquim de Resende. Um vídeo mostra quando o homem tentou atravessar a via, mas perdeu o equilíbrio e foi levado pela água.
Previsão
A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) indica chuvas de até 50 milímetros por dia em regiões goianas. Em todas as áreas do estado, o tempo deve apresentar sol, variação de nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas.
No leste de Goiás, são esperados até 50 milímetros de chuva, com temperaturas variando entre 17 ºC e 32 ºC. Na região central, a previsão é de até 50 milímetros, com temperaturas de 19 ºC a 32 ºC. Na região sul e sudoeste, espera-se até 40 milímetros de chuva, com temperaturas entre 19 ºC e 32 ºC. Já nas regiões oeste e norte, a estimativa é de até 45 milímetros de chuva, com temperaturas entre 22 ºC e 34 ºC.
Leia nota na íntegra da Prefeitura de Catalão:
Em razão das fortes chuvas na manhã desta quarta-feira (8/1/2025). Segundo informações do Laboratório de climatologia IGEO/UFCAT (Fonte INMET/CEMADEM), foram 93,6 milímetros de chuva pela manhã em curto espaço de tempo. Houve o transbordamento de três represas no Bairro Monsenhor Souza. O Corpo de Bombeiro, a Defesa civil e a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) foram acionados. As ruas próximas às represas foram interditas para garantir a segurança dos moradores às margens das represas e os condutores de veículos receberam orientação. A equipe de engenheiros da Prefeitura de Catalão também esteve no local monitorando possíveis danos e analisando a estrutura física dos barramentos.
Após as 12 horas, o nível de água das represas voltou ao normal. Foi realizada a limpeza das ruas e do calçamento por funcionários da prefeitura de Catalão, além da liberação do trânsito.
Vale ressaltar que esse grande volume de chuva em curto espaço de tempo são fenômenos atemporais, fora da normalidade. Em 2024, a prefeitura de Catalão executou importante obra de barramento das águas pluviais com a construção do Parque Severo Gomides, que funciona como bacia de contenção no momento da chuva intensa. Na chuva desta manhã, a obra funcionou ativamente no controle das águas, na sua ausência com certeza o volume do transbordamento seria ainda maior.
A prefeitura de Catalão informa aos moradores que planos para novas obras de drenagem naquela localidade estão em fase de elaboração, prevendo chuvas torrenciais com volumes acima da média para garantir maior segurança e menos transtornos a toda população.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás