Força-tarefa de policiais, agricultores e integrantes do MST contou com a ajuda de helicóptero para dispersar toneladas de sementes de árvores ameaçadas de extinção. ‘Chuva de sementes’ ajuda a reflorestar o Paraná
Uma força-tarefa de agricultores, policiais e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) percorreu cinco cidades do Paraná com a missão de fazer “chover sementes” para ajudar na preservação das florestas.
Com a ajuda de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram dispersadas 12 toneladas de sementes de araucária e da palmeira jussara, ambas árvores da Mata Atlântica ameaçadas de extinção.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
As sementes são preparadas antes, para que germinem mais rápido. Depois, são lançadas de pontos estratégicos. A aeronave imita a natureza espalhando sementes, assim como aves e morcegos fazem, mas em uma proporção muito maior.
Nesta sexta-feira (7), a RPC acompanhou a ação em Antonina, no litoral do Paraná. Por lá, os moradores sonham com uma floresta viva. Veja no vídeo acima.
O lançamento das sementes é preciso e foca nos pontos onde ainda a floresta tem que se desenvolver.
Helicóptero dispersa sementes de árvores ameaçadas de extinção no Paraná
RPC Curitiba
Além de antonina, durante uma semana, as equipes percorreram áreas da floresta em Quedas do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Guarapuava e Pinhão.
Esse jeito de plantar já apresenta resultados. As primeiras sementes, espalhadas no ano passado, já estão crescendo. Pesquisadores e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanham o desenvolvimento das plantas.
“Nas áreas onde ocorreram as semeaduras a gente teve a germinação, ela foi muito positiva e agora, o monitoramento vai ser no sentido de verificar a permanência dessas espécies no local”, explica Rafael Prado, chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama no Paraná.
Leia também:
VÍDEO: Ginecologista réu por abuso sexual contra 34 pacientes em Maringá deixa prisão com tornozeleira eletrônica
Secretário de Segurança de Araucária sai da prisão e pede exoneração do cargo
Paulo Leminski, o poeta pop que o Brasil perdeu há 35 anos
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.