17 de janeiro de 2025

Chuva faz nível Rio Tietê subir e esconde quedas d’água em ponto turístico de Salto; vídeo


Registro foi feito por moradores após as chuvas que atingiram a região entre quinta (16) e sexta-feira (17). Local também é um dos pontos onde mais acumulam-se resíduos. Chuva faz Rio Tietê subir e esconde quedas d’agua em ponto turístico de Salto
O nível do Rio Tietê voltou a subir após uma chuva que atingiu a região de Salto (SP) entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17). O alto volume de água mudou a paisagem do trecho que passa pela cidade. Veja acima.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No vídeo, é possível ver que o nível do rio chegou a esconder as quedas d’agua de um ponto turístico do município. Quando há muita chuva, o local também é um dos pontos onde mais acumulam-se resíduos.
Em nota enviada ao g1 pela prefeitura da cidade, consta que a vazão do rio na manhã desta sexta-feira foi de 558 metros cúbicos por segundo no trecho do Rasgão.
Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), a precipitação acumulada na cidade nesta sexta-feira foi de 12,2 mm.
Os dados mais recentes são da Defesa Civil de Salto, das 7h às 10h desta sexta-feira, nos trechos de Pirapora, Rasgão, Porto de Góes.
Nível do Rio Tietê subiu e escondeu quedas d’água de ponto turístico de Salto (SP)
Reprodução
Volume de lixo na região
No início de novembro do ano passado, após período de chuvas, o Rio Tietê ficou com um grande volume de água, mas também de lixo em Salto.
Em vídeo gravado por moradores, era possível ver garrafas pet entre outros itens de plástico em um trecho do rio que fica perto do Parque das Lavras.
De acordo com a Prefeitura de Salto, nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, a vazão de Rio Tietê era de 380 metros cúbicos por segundo. Normalmente, a vazão é de 250 a 300 metros cúbicos por segundo.
Imagens mostram grande volume de lixo após chuvas no Rio Tietê, em Salto (SP)
Daniel Santos/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias