Região do 3º Distrito foi a mais atingida, com alagamentos e destruição de casas e plantações. Teresópolis registra quatro ocorrências devido à chuva
A forte chuva que atingiu Teresópolis, na Região Serrana do Rio, durante toda a madrugada deste sábado (9) causou enchente e estragos em diversos pontos da cidade.
A Defesa Civil havia emitido alertas, que se confirmaram e afetaram com maior gravidade as localidades de Santa Rosa e Bonsucesso, no 3º Distrito.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, a região de Bonsucesso e Vieira registrou o maior volume acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 118,32 milímetros. O Rio Formiga, que desce de Vieira, transbordou, invadindo várias casas em Bonsucesso, destruindo móveis, eletrodomésticos, automóveis e plantações. Muitos moradores perderam tudo.
Chuva causa deslizamento e destruição em diversos bairros em Teresópolis
Vários vídeos foram divulgados nas redes sociais registrando os alagamentos e os danos causados nas casas e nas lavouras.
Na manhã deste sábado, a limpeza começou: colchões, roupas e móveis destruídos foram descartados, e um caminhão de lixo esteve no local exclusivamente para recolher esses entulhos.
Moradores reclamam da falta de drenagem do rio, acumulada há anos, e das tubulações de escoamento entupidas, agravando a situação.
Estragos provocados pela chuva da madrugada deste sábado (9) em Teresópolis
Reprodução Inter TV RJ
Além de Bonsucesso, outras localidades também registraram altos índices de chuva, como Vieira (98,79 mm), Serra do Capim (103,56 mm), Campo Limpo (87,06 mm) e Três Córregos (73,88 mm).
Na zona urbana, a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de deslizamento de terra na Rua Governador Roberto Silveira, em São Pedro, e uma árvore em risco na Rua Alfredo Rebello Filho, no Alto.
Apesar dos estragos, a Defesa Civil informou que não há desabrigados ou desalojados oficialmente, embora moradores de Santa Rosa tenham relatado desalojamento, ainda a ser confirmado.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura deu apoio aos trabalhos de limpeza, mas a maior parte do trabalho ficou mesmo por conta dos próprios moradores, que descartaram os entulhos e desobstruíram vias.
A Secretaria Municipal de Assistência Social distribuiu algumas cestas básicas e colchonetes para ajudar os moradores afetados, mas eles dizem que ainda é pouco perto da necessidade de quem perdeu praticamente tudo o que tinha.
Quem se interessar em ajudar, pode entregar doações na sede do CRAS em Bonsucesso.