Chuva foi pelo menos 12 vezes mais forte que o previsto pelo Cimehgo. Prefeitura de Goiânia está trabalhando para a normalização das ruas e avenidas prejudicadas. Fortes chuvas causam estragos em Goiânia, Goiás
Chuvas fortes fizeram com que a Avenida Marginal Botafogo, em Goiânia, fosse interditada neste domingo (12). Além disso, há registros de árvores derrubadas, ruas alagadas e deslizamentos de terra, segundo a prefeitura. Vídeos mostram os estragos que a chuva causou na capital (assista acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O volume de chuva foi pelo menos doze vezes maior que o esperado, de acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O previsto era aproximadamente 12 milímetros de chuva na capital, no entanto, foram registradas precipitações de 145,2 mm no Jardim Pompeia, na Região Norte, e de 131,2 mm no Centro de Goiânia.
Em entrevista à TV Anhanguera, o coordenador geral da Defesa Civil, Robledo Mendonça, disse que a Marginal Botafogo precisou ser interditada por conta de um deslizamento de terra. “O lixo foi o causador desse deslizamento. A gente observa que a boca de lobo ficou entupida pela quantidade de lixo, a água passou por cima da boca de lobo e levou a terra”, explicou.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, também em entrevista à TV Anhanguera, disse que há 126 pontos de inundação na capital. “Esse excesso de lixo ajuda a provocar esse problema grave que nós já temos, de drenagem urbana”, pontuou. Ele informou ainda que a Avenida já foi liberada e que não há outros pontos interditados na cidade.
“Descomunal. Chuva de quase 10 dias. […] A solução de drenagem nunca é rápida. Vamos andar o mais rápido possível”, disse o prefeito.
Deslizamento de terra na Avenida Marginal Botafogo, em Goiânia, Goiás
Reprodução / Prefeitura de Goiânia
Estragos
Uma equipe monitora a cidade em caso de outros pontos de risco. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre 19h10 e 19h30, foram atendidas três ocorrências de alagamento: na Avenida Anhanguera, no Setor Central; na Rua 21 de Abril, no Setor Vila Vera Cruz; e na Avenida 87, no Setor Sul.
Além disso, os bombeiros também registraram duas quedas de árvores na Alameda Marginal Botafogo, no Setor Leste Universitário, e também na Rua Gercina Borges, no Setor Sul. Segundo Robledo, da Defesa Civil, uma casa foi alagada, próximo à Vila Xavier, mas a causa ainda será investigada.
Semáfaros da capital também foram afetados pela chuva, segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito. Em nota, a pasta informou que “as equipes estão em campo desde a madrugada desta segunda-feira para retomar o pleno funcionamento do trânsito e dos semáforos” (leia abaixo a nota na íntegra).
“Essa chuva que caiu essa noite foi algo extremo. Então, a cidade sofreu, realmente. Observamos alguns pontos de deslizamento, algumas árvores caídas, e enxurradas e alagamentos generalizados, em várias partes da cidade foram registradas esse tipo de ocorrência”, disse Robledo.
Aviso
Prefeito pede que população não saia de casa durante as fortes chuvas em Goiânia, Goiás
Durante a noite, Mabel publicou um vídeo nas redes sociais pedindo que as pessoas não tentassem se locomover durante a chuva. “Eu quero pedir a vocês que não saiam de casa, fiquem tranquilos em casa ou aonde estiverem, se estiverem em um restaurante, espere a chuva passar”, disse ele.
“Tem muita rua que está muito alagada, muita água pra todo lado, então não saia aventurando por aí. Principalmente em passagem de córregos, baixadas, não passem, por favor”, pediu o prefeito à população.
Nota na íntegra
“A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) informa que as equipes estão em campo desde a madrugada desta segunda-feira para retomar o pleno funcionamento do trânsito e dos semáforos afetados pela chuva.
As equipes também estão empenhadas em vários outros pontos, dando apoio às áreas afetadas.
Secretaria de Engenharia de Trânsito”