De acordo com os dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, os pontos mais intensos se concentram na região da Mooca, Aricandúva e Sapopemba. Nas próximas horas novas áreas de chuva podem se formar em outras regiões da cidade. Chuva retorna para capital paulista neste sábado (1º)
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A chuva voltou a atingir a capital paulista na noite deste sábado (1º) e todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção para alagamentos às 19h36, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.
A primeira região que recebeu alerta sobre risco de alagamento foi a Zona Leste, às 19h10. O Jardim Pantanal, distrito que fica na Zona Leste, ainda se recupera do temporal registrado durante a madrugada (veja mais abaixo).
“O tempo abafado e úmido gerou áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo. De acordo com os dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, os pontos mais intensos se concentram na região da Mooca, Aricandúva e Sapopemba. Nas próximas horas novas áreas de chuva podem se formar em outras regiões da cidade”, informou o órgão.
Um imagem enviada à TV Globo mostra a área do Metrô Vila Prudente, na Avenida Anhaia Melo, alagada por volta das 20h30.
Metrô Vila Prudente, na Avenida Anhaia Melo, São Paulo
Arquivo Pessoal/Bruno Luz
Madrugada de sábado
Chuva da madrugada deixou Jardim Helena, Zona Leste de SP, alagado neste sábado (1º)
EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A forte chuva que atingiu a capital paulista e cidades da Grande São Paulo entre a noite de sexta-feira (31) e madrugada deste sábado (1º) deixaram bairros alagados.
Cidades como Franco da Rocha, Caieiras, Guarulhos, Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo foram as que mais tiveram prejuízos.
A Marginal do Tietê chegou a registrar vários pontos de alagamentos em toda sua extensão, entre a Zona Norte e a Zona Leste de São Paulo. O rio Tietê transbordou na região da entrada de SP pela rodovia Anhanguera.
No período da mnhã, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) apontou que foram registrado26 pontos de alagamento, 12 deles na noite de sexta (31) e mais 14 durante a madrugada de sábado (1°).
A Linha 7-Rubi da CPTM ficou com a circulação paralisada entre as Estações Caieiras e Botujuru durante toda a manhã deste sábado. Um trem que circulava na linha foi atingido por um desmoronamento, causando a paralisação perto do túnel da estação Botujuru.
Previsão para os próximos dias
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o tempo instável e chuvoso, gerando elevados acumulados de chuva nos próximos dias. O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas.
No domingo (02) ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre nuvens, mantendo o tempo abafado. As temperaturas variam entre mínimas de 19°C e máximas de 27°C. No período da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas com até forte intensidade, que podem se estender para o decorrer da noite.
A segunda-feira (03) deve ser mais um dia com tempo sol entre nuvens e tempo abafado no decorrer da manhã. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 27°C. As chuvas na forma de pancadas mais intensas devem permanecer concentradas entre a tarde e o decorrer da noite.