Pesquisador explica que fenômeno popularmente chamado de ‘lençóis’ é importante para reabastecimento de aquífero da região, além de ser uma das belezas da cidade. Praia da Joaquina, em Florianópolis
As fortes chuvas que caíram entre quinta-feira (16) e sexta (17) criaram ‘piscinas naturais’ nas dunas da Praia da Joaquina, em Florianópolis. Imagens feitas pelo fotógrafo Rafael Paz mostram a paisagem no local que é bastante visitado por turistas na cidade (assista acima).
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Horta, explica que as piscinas são, na verdade, lagoas temporárias que fazem parte do sistema de banhado das dunas. Segundo o pesquisador, o evento é importante para o reabastecimento de aquífero da região.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
“São importantes para o reabastecimento de aquífero, para esse balanço que existe entre as águas subterrâneas que estão mais sobre influência marinha, e aquelas que têm influência continental. Isso é algo muito bonito”, diz o especialista em ecologia e biodiversidade.
Bastante visitado na época do verão, o local foi apelidado de “lençóis joaquinenses”, em alusão aos famosos lençóis maranhenses. Localizado no leste da cidade, o local é acessado apenas por trilha e pode ser espaço de refresco em meio ao calor do verão.
Chuvas criam ‘piscinas naturais’ nas duas da praia da Joaquina, em Florianópolis
Rafael Paz/Arquivo Pessoal
Além da beleza e da importância no abastecimento de água da região, o professor afirma que as lagoas temporárias ajudam também na proteção da fauna e flora, já que elas trazem “desde aves migratórias até animais vertebrados e invertebrados dos mais diferentes grupos.
“É um sistema muito importante, inclusive não só para a segurança hídrica, mas também para aquilo que a gente chama que é a segurança sanitária. Sem toda essa biodiversidade a gente teria ali a multiplicação de vetores de doenças, como um mosquito da dengue”, destaca o professor.
‘Lençóis Joaquinenses’ são refúgio de água doce em meio às praias de Florianópolis
Praias: onde o mar é mais calmo, melhores para surfe, trilhas, estrutura e como chegar
Ponto de atenção
Ponto de atenção levantado pelo professor
Arquivo Pessoal/Divulgação
Para o especialista, porém, as belas imagens trazem um ponto de atenção em relação à poluição. Em algumas das imagens é possível perceber o que Horta chama de “processo de floração” por conta dos efluentes de esgoto na região (imagem acima).
“Se a gente não resolver muito prontamente o tratamento adequado de efluentes de esgoto na região da Lagoa da Conceição, e continuar bombeando para o parque, para as dunas, a gente pode fazer com que esse problema, que hoje está relacionado à área do bombeamento mais diretamente, se alastre para todo o sistema de lagoas temporárias”, disse.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias