Moradores do município reclamam da situação de abandono de piscinas com água parada, o que pode facilitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Dengue: clube em Rafard preocupa moradores por ter pontos com água parada
Rafard (SP) é a cidade com maior número de casos por 100 mil habitantes entre as regiões de Piracicaba (SP) e Campinas (SP), conforme levantamento feito pela EPTV, afiliada TV Globo. Em meio a esse cenário, moradores do município reclamam da situação de abandono de piscinas, o que pode facilitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
De acordo com os dados, em Rafard, cidade de 8,9 mil habitantes, os 423 casos confirmados representam um índice de 4.718,3 casos por 100 mil habitantes, 15 vezes maior que a taxa que indica epidemia da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O cenário preocupa moradores, que denunciam a situação de abandono das piscinas. A equipe da EPTV foi até o município e flagrou o problema. 👇
Piscina desativada em clube de Rafard tem água suja acumulada
Reprodução/EPTV
Em um clube que foi tradicional na cidade, mas atualmente está desativado, a água das piscinas está verde e com muita sujeira. Além disso, o local também acumula mato alto e lixo.
A área é particular e, enquanto a equipe de reportagem estava no local, alguns trabalhadores e responsáveis pela área chegaram e começaram a fazer o esvaziamento da piscina.
Já em outro local, o Centro Municipal de Natação, a piscina, que é pública, está quase vazia, mas acumula poças com água parada. Segundo os moradores, a situação está assim há bastante tempo.
Piscina em clube público de Rafard acumula água parada
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Rafard informou que acompanha de perto a situação do Clube Social Esportivo. “Foram realizadas notificações para que os responsáveis realizassem a capinação e limpeza da área, bem como o esvaziamento, limpeza e o fechamento das piscinas existentes.”
A administração reforçou que um agente comunitário foi ao local nesta terça (2) e fez uma nova fiscalização. Ele se deparou com o responsável já esvaziando as piscinas.
“A prefeitura já vem estudando medidas judicias para intervir no local para que realizem o aterramento por completo das piscinas e seja feita a limpeza geral da área”, completa a nota.
Já sobre o Centro Municipal de Natação, a prefeitura informou que ele está desativado e que diariamente é feito o esvaziamento da piscina e aplicação de larvicida, produto usado contra a dengue.
“A prefeitura já concluiu um estudo técnico para o aterramento desta piscina. Os trâmites serão realizados com urgência para a contratação do serviço”, finaliza.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba