Estratégia de imunização é da Prefeitura de Guarujá (SP) visa ampliar o índice de vacinação, atualmente em 28%. Vacinação em Guarujá (SP) contempla crianças e adolescentes da rede municipal de ensino
Prefeitura de Guarujá/Divulgação
A Prefeitura de Guarujá promove, entre 6 e 10 de maio, uma ação para vacinar estudantes da rede municipal de ensino contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano). A estratégia de imunização é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Secretaria de Educação (Seduc).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O público-alvo é composto por pessoas entre entre 9 e 14 anos. Apesar disso, os alunos com idade até 19 anos que não tomaram a segunda dose também poderão se vacinar.
Para este ano, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de prevenção: antes eram duas doses, agora a dose será única. A primeira unidade de ensino contemplada será a Escola 1º de Maio, na Avenida Adriano Dias, 611, bairro Jardim Esperança. A prefeitura ainda divulgará novos cronogramas.
Leia também:
MONGAGUÁ: Saiba como um casal de idosos desmascarou golpistas que tentaram vender o imóvel deles;
NAS REDES SOCIAIS: Menino que agrediu Carlinhos na escola responde às ameaças após a morte do colega: ‘meus fãs’;
SANTOS: Peixe que estampa a nota de R$ 100 é encontrado em praia do litoral de SP
A campanha na Escola 1º de Maio será conduzida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jardim Boa Esperança, com atendimento em horário escolar.
Primeiro, os profissionais realizam uma avaliação da situação vacinal. Caso encontrem necessidade de regularizar a carteirinha, também poderão aplicar doses contra a Influenza e a Meningite (ACWY).
O atendimento se dará em horário escolar. Com a iniciativa, a Sesau pretende ampliar a cobertura vacinal contra o HPV na cidade, que segue em 28% dentro do público-alvo.
Para a aplicação do imunizante, o menor precisa, obrigatoriamente, de autorização assinada pelos pais ou responsáveis. O documento está disponível na unidade escolar. Além da declaração, a criança ou adolescente deverá estar munido da caderneta de vacinação, CPF ou Cartão SUS.
HPV
O HPV é um grupo de vírus muito comum. De acordo com o Ministério da Saúde, ele está associado ao desenvolvimento da quase todos os cânceres de colo de útero, além de outros tumores em homens e mulheres. Ele provoca verrugas na região genital e do ânus e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais, ou ainda se manifestar de forma subclínica (não visíveis a olho nu). A maioria das infecções, principalmente em adolescentes, é resolvida pelo próprio organismo em um período aproximado de até 24 meses.
A vacinação é o método mais eficaz de prevenção. Para pessoas com sistema reprodutor feminino, o exame preventivo ou “Papanicolau” é usado para identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero. Outra forma de se prevenir é usando preservativo durante as relações sexuais.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos