12 de outubro de 2024

Cidade de SP registra ventania mais forte em 30 anos: 107,6 km/h, diz Defesa Civil

Antes, o recorde havia sido registrado em 3 de novembro de 2023, na mesma estação da Zona Sul da cidade, quando os ventos chegaram a 103,7 km/h e milhares ficaram sem luz em um grande apagão. Queda de árvore na Rua Kaoro Oda, perto da Subprefeitura do Butantã e do Metrô Vila Sônia, na Zona Oeste
Arquivo pessoal
Com ventos de 107,6 km/h na noite de sexta-feira (12), a cidade São Paulo registrou sua maior ventania em 30 anos, segundo a Defesa Civil Estadual.
Desde 1995, quando começaram as medições da Defesa Civil, a cidade não havia registrado ventos tão fortes. Os registros foram feitos na estação da Zona Sul da cidade.
Antes, o recorde havia sido registrado em 3 de novembro de 2023, na mesma estação, quando os ventos chegaram a 103,7 km/h e milhares ficaram sem luz em um grande apagão.
Ao menos sete pessoas morreram durante o temporal na Grande SP e no interior do estado. O órgão também conta ao menos três pessoas atendidas em estado grave.
Na cidade de Diadema, na Grande SP, uma pessoa morreu em razão de uma queda de árvore durante o temporal e em Cotia, duas morreram por queda de muro.
Já na capital paulista, uma pessoa faleceu também após a queda de uma árvore no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul da cidade.
Mais de 12 horas depois do temporal, vários bairros da cidade permanecem sem energia elétrica neste sábado (12).
Segundo a Enel, mais de 20% da base de 8 milhões de clientes foi afetada no estado. Até este sábado, 1,6 milhão seguem sem luz, segundo a companhia.

Mais Notícias