O Ceará registrou chuva em todos os 184 municípios entre esta terça-feira (14) e quarta-feira (15). Praça fica embaixo d´água em Sobral
O Ceará registrou chuva em todos os 184 municípios entre esta terça-feira (14) e quarta-feira (15), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O grande volume de chuva causou estragos em diversas cidades, que registraram alagamentos, pontes destruídas, deslizamentos e água invadindo casas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Dos dez municípios com as maiores precipitações, nove estão na região norte do Ceará. Entre eles, está Pacujá, na Serra da Ibiapaba, que registrou a maior chuva desde o início da série histórica da Funceme. Foram 230 milímetros, superando a precipitação o recorde anterior, do dia 18 de dezembro de 1985, de 147,4 mm.
Ceará tem chuvas de 230 milímetros e previsão de mais temporais para esta quarta-feira
Em Pacujá, a chuva histórica destruiu estradas vicinais, arrastou árvores, invadiu casas e deixou comunidades isoladas. (Veja acima)
Conforme a Funceme, os municípios que registraram as maiores precipitações foram:
Pacujá: 230 mm
Acaraú: 192 mm
Itarema: 189 mm
Forquilha: 184 mm
Graça: 182 mm
Mucambo: 180 mm
Tauá: 180 mm
Groaíras: 166.2 mm
Chuva em Pacujá alagou comunidades e destruiu estradas
Reprodução
No município de Hidrolândia, na região do Sertão de Crateús, moradores também registraram estradas destruídas e comunidades isoladas. A situação foi semelhante em Forquilha, onde testemunhas fizeram imagens de áreas completamente cobertas pela água da chuva.
Moradores filmaram estradas destruídas ou submersas pela chuva em Hidrolândia
Reprodução
Áreas alagadas no município de Forquilha, que registrou uma das maiores chuvas do Ceará entre a terça (14) e a quarta (15)
Reprodução
A forte chuva que atingiu Fortaleza na terça-feira também alagou ruas, causou problemas em semáforos e provocou transtornos no trânsito da cidade. (Veja no vídeo abaixo)
Motoristas, moradores e passageiros de ônibus registraram os impactos da chuva em diferentes pontos da cidade. Avenidas como Pontes Vieira, Heráclito Graça, 13 de Maio, entre outras, registraram engarrafamento devido à chuva.
Forte chuva alaga ruas, apaga semáforos e causa transtorno no trânsito de Fortaleza.
O volume de água também teve impacto nas rodovias que cruzam o Ceará.
Entre as 16 horas de terça e as 7 horas da manhã de quarta, a Polícia Rodoviária Federal registrou 7 acidentes na BR-222, que estava com a pista molhada. Entre eles, tombamentos, colisões e capotamentos envolvendo carros de passeio, caminhões ou ônibus.
PRF registrou 7 acidentes na BR-222 com a pista molhada, em um período 15 horas
Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará